Nesta quarta-feira (24), o Papa Francisco falou sobre os perigos da inteligência artificial (IA) em discurso realizado na Cidade do Vaticano. O sumo pontífice chamou o potencial da tecnologia de, “ao mesmo tempo, empolgante e desorientador”.

A fala de Francisco vem de encontro com um episódio ocorrido no ano passado, no qual o próprio Papa foi vítima da IA. No caso, fotos que mostravam o santo padre usando casacos de luxo se tornaram virais, mas não passavam de pura montagem (veja a foto e leia mais sobre o assunto abaixo).

publicidade

Leia mais:

Neste momento da história, que corre o risco de se tornar rica em tecnologia e pobre em humanidade, nossas reflexões devem começar com o coração humano.

Papa Francisco, em discurso realizado na Cidade do Vaticano

Polêmica envolvendo o Papa e a IA

  • Em março de 2023, imagens do Papa Francisco usando um grande casaco branco de estilo “puffer” explodiram nas redes sociais;
  • Isso se deu porque as pessoas achavam que elas eram reais;
  • A divulgação das montagens aconteceu bem quando o mundo ainda “absorvia” a novidade que eram as IAs generativas, como o ChatGPT, que, então, tinha apenas quatro meses de lançamento;
  • Ainda na quarta-feira (24), o sumo pontífice falou diretamente sobre a montagem, alertando sobre “imagens que parecem perfeitamente plausíveis, mas são falsas (eu também fui alvo disso)”;
  • Ele também citou as mensagens de áudio, que também podem “usar a voz de uma pessoa para dizer coisas que essa pessoa nunca disse”, conforme a Forbes.

publicidade
Fotos fakes do Papa Francisco usando casaco puffer
Fotos fakes do Papa Francisco usando casaco “puffer” explodiram no X/Twitter (Imagens: Reprodução/X|Twitter)

Francisco também pediu para o mundo “trabalhar em conjunto para adotar tratado internacional vinculativo que regulamente o desenvolvimento e uso da inteligência artificial em suas diversas formas”.

Prosseguindo em sua fala, o santo padre pontuou que as tecnologias são meramente extensões da humanidade, podendo, portanto, ser usada para o bem e para o mal, dependendo apenas de nossas próprias decisões.

publicidade

Dependendo da inclinação do coração, tudo ao nosso alcance se torna oportunidade ou uma ameaça. Nossos próprios corpos, criados para comunicação e comunhão, podem se tornar meio de agressão. Da mesma forma, toda extensão técnica de nossa humanidade pode ser meio de serviço amoroso ou de dominação hostil.

Papa Francisco, em discurso realizado na Cidade do Vaticano

Para finalizar, o Papa indagou os fiéis presentes com várias perguntas sobre o futuro, como quem será beneficiado pelas novas tecnologias e como elas podem se tornar mais acessíveis aos mais pobres.

publicidade

A resposta a essas perguntas não está predefinida; depende de nós. Nossa sabedoria amadurece usando o tempo sabiamente e abraçando nossas vulnerabilidades. Ela cresce no pacto entre gerações, entre aqueles que recordam o passado e os que olham para o futuro.

Papa Francisco, em discurso realizado na Cidade do Vaticano

Papa Francisco no X

O Papa também postou duas mensagens no X sobre o tema. Na primeira, ele adverte que os desenvolvedores devem ter sabedoria na hora de ensinar a IA para que essas tenham “comunicação plenamente humana” (leia abaixo).

Na segunda, enfatizou a importância do jornalismo legítimo, de modo que a IA não deve anular o papel da profissão, mas, sim, contribuir positivamente com a comunicação (leia mais a seguir).