O asteroide 2024 BJ, descoberto recentemente, atingirá seu ponto mais próximo da Terra neste sábado (27). Ele passará a 354 mil quilômetros da Terra – mais perto do que a distância média entre o planeta e a Lua. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo Virtual Telescope Project a partir das 10h15 (horário de Brasília). O asteroide alcançará seu ponto mais próximo às 10h30, segundo a NASA.
Para quem tem pressa:
- O asteroide 2024 BJ, recentemente descoberto, passará muito perto da Terra neste sábado (27), a uma distância menor que a média entre a Terra e a Lua. Sua aproximação máxima acontecerá por volta das 10h30, horário de Brasília, e será transmitida ao vivo pelo Virtual Telescope Project;
- O 2024 BJ foi avistado pela primeira vez em 17 de janeiro e oficialmente documentado no dia seguinte. Com um tamanho estimado de até 37 metros, ele passará próximo à Terra de forma segura, sem representar ameaça de colisão;
- Classificado como um asteroide do tipo Apollo, o 2024 BJ possui uma órbita que cruza a da Terra e atinge seu ponto mais próximo do Sol antes de se estender em direção ao cinturão de asteroides. Essa categoria compõe a maioria dos corpos celestes potencialmente perigosos que cruzam a órbita terrestre;
- Apesar da preocupação com corpos celestes potencialmente perigosos, a Terra não corre risco de impacto catastrófico de asteroides grandes, conhecidos como “exterminadores de planetas”, pelos próximos mil anos.
Astrônomos detectaram pela primeira vez o asteroide, que tem até 37 metros, em 17 de janeiro. E documentaram sua descoberta no dia seguinte, após calcular que o corpo celeste passará perto da Terra de forma segura, sem causar incidentes.
Leia mais:
- Virgin Galactic deve lançar primeira mulher ucraniana ao espaço
- Como se calcula a magnitude de cometas e estrelas?
- Quais seres vivos sobreviveram ao asteroide que matou os dinossauros?
Passagem do asteroide
Antes de passar perto da Terra, o 2024 BJ voará perto da Lua às 7h. Três horas e meia depois, passará perto da Terra a 22.850 km/h (velocidade estimada), segundo o Virtual Telescope. Apesar da proximidade, o projeto reforça que o corpo celeste “não apresenta riscos” para o nosso planeta.
O 2024 BJ é um asteroide do tipo Apollo. Isso significa que sua órbita em forma de ovo cruza com a da Terra e alcança seu ponto mais próximo do Sol antes de se estender em direção ao cinturão de asteroides principal entre Marte e Júpiter.
Asteroides Apollo compõem a maior parte da população de asteroides que cruzam a Terra e são potencialmente perigosos. No entanto, o 2024 BJ não é considerado perigoso devido ao seu tamanho relativamente pequeno.
A Terra está segura de asteroides catastróficos, chamados de “exterminadores de planetas”, que medem mais de um quilômetro de diâmetro. Pelo menos, pelos próximos mil anos. No caso (improvável) de um asteroide desconhecido e ameaçador se aproximar, os cientistas já têm planos para lidar com tal catástrofe.
Entre esses planos contra asteroides, estão a tentativa de desviar o asteroide com foguetes ou detonação de armas nucleares no espaço. Mas espera-se que nunca seja necessário colocar tal missão em prática, claro.