Nem sempre é interessante ter todas as mensagens do WhatsApp de fácil acesso, afinal, podem conter informações sigilosas ou muito particulares que devem ser mantidas em segredo e em segurança. Confira o passo a passo para colocar e tirar senha de conversas no WhatsApp.

Leia mais:

publicidade

Por que ocultar conversas no WhatsApp?

Como citado brevemente na introdução dessa matéria, colocar senha em uma conversa pode te salvar de vazamento de informações sigilosas. Daí a importância e relevância desta função. Em um cenário, por exemplo, corporativo, manter determinadas conversas ocultas pode reduzir de forma considerável as chances de que outra pessoa que use o mesmo número ou smartphone de acessar coisas que não deveria.

Porém, vale ressaltar que o recurso de senhas é diferente da opção de arquivar conversas, na qual, um contato fica apenas em uma pasta específica e mais “escondida” no app do WhatsApp. Após as recentes atualizações do mensageiro, conversas agora podem ficar ocultas e para acessá-la é preciso buscar na lupa de conversas do seu app e depois abri-la com a sua senha, digital ou face ID.

publicidade
Proteger conversas pode ser uma forma de manter de forma extra, os seus dados em segurança. (Imagem: Pexels)

Outro detalhe importante é que o usuário precisa estar com o aplicativo do WhatsApp devidamente atualizado para poder ter acesso a essa ferramenta de bloqueio de conversa. Agora, se você precisar atualizar o aplicativo do mensageiro, vá até a loja de aplicativos e faça todas as atualizações disponíveis. Em seguida, siga o passo a passo para ativar o bloqueio de conversas privadas.

Ativando a senha em uma conversa do WhatsApp

  1. Selecione o contato que deseja colocar como privado

    Primeiro você deve abrir o WhatsApp e depois selecionar e segurar a conversa que deseja colocar um bloqueio de segurança.

  2. Abra as configurações do contato

    Em seguida, role a tela até a opção de ‘Conversas trancadas’ e toque sobre ela.

  3. Confirme o bloqueio

    Logo abrirá um Pop UP com a opção de confirmar o bloqueio com a leitura facial ou impressão digital e tocar em continuar conforme a opção de senha que você utilizar para o bloqueio do seu telefone.

  4. Conclua o bloqueio por digital ou face ID

    Depois, aparecerá a página de confirmação para poder ativar o bloqueio da conversa.
     

É importante ressaltar que, após a confirmação, a conversa ficará oculta no seu aplicativo. Será necessário buscar pelo nome da pessoa para poder acessar novamente a conversa. Além disso, ao tocar na conversa que recebeu o bloqueio de segurança, será necessário inserir a digital ou usar o Face ID para poder desbloqueá-la novamente e continuar o bate-papo.

Desativando o bloqueio de conversa privada

  1. Para desativar o bloqueio de conversa privada, primeiro você deve abrir o aplicativo do WhatsApp e buscar pelo contato que ativou essa função.
  2. Agora abra a conversa e faça a confirmação para desbloquear a conversa.
  3. Em seguida, toque na chave seletiva para desativar a função de bloqueio e confirme com sua digital, senha, ou face ID para desativar.