Imagem: Momentum studio/Shutterstock
O aumento do número de casos de sarampo no mundo, inclusive aqui no Brasil, preocupa as autoridades de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, emitiu um alerta para o cenário e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.
Leia mais
Nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alertas após a confirmação de novos casos de sarampo. Uma criança de 19 meses chegou a morrer na província de Salta, na Argentina.
Os casos de sarampo estão aumentando. É uma das doenças mais transmissíveis. Se uma pessoa se contamina, quase todos ao seu redor vão pegar o vírus, se não estiverem vacinados. Para proteger sua criança, garanta que as vacinas estejam em dia.
Organização Mundial da Saúde, em comunicado
No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no sul do estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro do ano passado vindo do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.
Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.
Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.
Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
O esquema vacinal completo do sarampo prevê a aplicação de duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses.
Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de janeiro de 2024 11:18