A Nokia anunciou nesta segunda-feira (5) que assinou um acordo plurianual de licença de patente 5G com o fornecedor chinês de smartphones Vivo. O contrato, o sexto maior de licenciamento de smartphones da empresa nos últimos 13 meses, se junta aos acordos com Apple, Samsung, OPPO, Honor e Huawei. 

O que você precisa saber: 

  • O acordo com a Vivo significa acesso dos smartphones da companhia às patentes 5G da Nokia; 
  • De acordo com a Reuters, a empresa começará a reconhecer as vendas líquidas do acordo já no primeiro trimestre de 2024; 
  • O grupo disse no mês passado que espera que seu negócio de licenciamento de propriedade intelectual gere pelo menos 1,4 bilhão de euros (US$ 1,51 bilhão) de lucro operacional em 2024. 

Leia mais! 

O acordo resolve todos os litígios de patentes pendentes entre as partes, em todas as jurisdições. Os termos do acordo permanecem confidenciais conforme acordado entre as partes. 

Nokia em comunicado. 

Nokia x Oppo 

Realizando um checklist em todas suas pendências jurídicas, a Nokia resolveu recentemente a disputa judicial com a fabricante chinesa de smartphones Oppo Mobile. As empresas firmaram um acordo global de licenciamento cruzado de patentes que também abrange a tecnologia 5G. 

publicidade

O acordo resolveu todas as pendências de litígios de patentes entre as duas empresas em várias jurisdições. Os termos são confidenciais, mas ficou acordado que a Nokia receberá pagamentos da Oppo ao longo de vários anos, incluindo compensações retroativas pelo período de disputa. 

As divergências entre as empresas começaram em julho de 2021 e diziam respeito às taxas de licenciamento FRAND (justas, razoáveis e não discriminatórias) para as patentes 5G da Nokia. Entenda mais aqui