O Dia dos Namorados nos EUA está se aproximando (14 de fevereiro, quarta-feira) e, este ano, ele pode ser “celebrado” de uma forma não muito legal: um asteroide chamado 2024 BR4 é considerado potencialmente perigoso e pode estar vindo em direção à Terra.

O asteroide foi descoberto este ano e foi observado a cerca de 12 milhões de quilômetros da Terra. O objeto é classificado como potencialmente perigoso devido ao seu tamanho, estimado entre 100 e 300 metros.

publicidade

Descoberta do asteroide e periculosidade

  • A composição e a localização do impacto na Terra também desempenham papel na determinação da potencial devastação causada por um asteroide;
  • Há conhecimento limitado sobre o objeto, com a estimativa de tamanho sendo aproximada, segundo o IFL Science;
  • Apesar da incerteza, os astrônomos determinaram com precisão a órbita do asteroide, prevendo que ele não se aproxime da Terra no Dia dos Namorados, pois estará a pelo menos 4,6 milhões de quilômetros de distância;
  • Essa aproximação na quarta-feira (14) será a mais próxima que o asteroide chegará ao nosso planeta nos próximos 120 anos.

Segundo o portal, a detecção deste asteroide destaca os avanços feitos nas pesquisas nos últimos anos. Em 2011, o asteroide passou pela Terra a 14 distâncias lunares sem ser detectado, mas, agora, sabe-se de sua existência e ele não representa ameaça à Terra por um longo tempo.

Super-Terras e super raras: mistério cósmico pode ter sido explicado de vez

Em sistemas planetários evoluídos como o nosso Sistema Solar, os planetas geralmente mantêm órbitas estáveis em torno da estrela hospedeira. Contudo, evidências indicam que, durante sua formação inicial, alguns astros de dimensões consideradas como de Super-Terra ou de sub-Netuno podem migrar (e isso ajuda a explicar um intrigante mistério).

publicidade

Leia a matéria completa aqui