Arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante no fundo do Mar Báltico. Eles encontraram ruínas submersas de uma megaestrutura construída há mais de 10 mil anos. Medindo quase 1 quilômetro de comprimento, a construção foi criada por caçadores da Idade da Pedra.

Leia mais

publicidade

A descoberta torna essa uma das mais antigas estruturas de caça já produzidas pelo homem, além de uma das maiores construções da Idade da Pedra na Europa. Conhecida como Blinkerwall, ela foi localizada recentemente na Baía de Mecklemburgo, ao longo da costa norte da Alemanha, por uma equipe da Universidade de Kiel, da Universidade de Rostock e do Instituto Leibniz de Pesquisa do Mar Báltico.

Os pesquisadores usaram uma combinação de navios e drones submarinos para realizar pesquisas na área, coletando dados de sonar sobre a forma e o tamanho da estrutura submersa. A construção está a uma profundidade de 21 metros e é composta por pelo menos 1.673 pedras individuais, a maioria delas menores de 1 metro, colocadas lado a lado por uma distância de 971 metros.

Essa configuração da construção, segundo os cientistas, descarta a possibilidade de que a estrutura tenha sido formada a partir de processos naturais, como erosão. As informações são da IFLScience.

Uma das maiores construções da Idade da Pedra na Europa

  • De acordo com os pesquisadores, a grande estrutura foi originalmente construída em terra firme cerca de 10 mil anos após o fim da última Era do Gelo.
  • No entanto, ela acabou sendo inundado devido ao aumento do nível do mar em algum momento entre 8.600 e 8 mil anos atrás.
  • Esta foi uma época em que grande parte do norte da Europa ficou submersa após a subida dos mares.
  • Há cerca de 8.200 anos, por exemplo, a massa de terra que ligava a Grã-Bretanha à Europa continental foi inundada devido a um tsunami causado por um deslizamento de terra submarino.
  • Para os estudiosos, a construção teria sido usada para ajudar na caça das renas que vagavam pela região naquela época.
  • A orientação topográfica sugere que a estrutura foi construída justamente nas rotas de migração dos animais.
  • O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.