O maior iceberg do mundo foi visto realizado um giro completo enquanto flutua pela costa da Antártica. Chamado de A23a, ele ganhou as manchetes em novembro passado, quando foi anunciado pela British Antarctic Survey (BAS) que estava em movimento pela primeira vez em mais de três décadas.

O que aconteceu

  • Esta semana, o BAS compartilhou novas imagens do iceberg realizando um giro de 360°.
  • As imagens foram capturadas entre o fim de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024 pelo MODIS (Espectrorradiômetro de Imagem de Resolução Moderada).
  • O instrumento fica a bordo dos satélites Terra e Aqua da NASA.
  • O iceberg está atualmente saindo do Mar de Weddell, no oceano Antártico, e seguindo pelo “Beco dos Icebergs”, uma rota que muitos seguem após partirem da Antártica continental.

Assista ao vídeo abaixo:

publicidade

Leia mais:

Qual o tamanho do maior iceberg do mundo?

O A23a tem 400 metros de altura e cobre uma área de 4 mil quilômetros quadrados — mais de 3,3 vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro (1.200 quilômetros quadrados). O iceberg “nasceu” em agosto de 1986 na costa da Antártica, antes de “encalhar” no fundo do mar por 40 anos.

publicidade

Ele perdeu brevemente o título de maior iceberg do mundo em maio de 2021, quando o A76 se separou da plataforma de gelo Ronne, também no Mar de Weddell. Este único iceberg media 4.320 quilômetros quadrados, mas se separou em três pedaços.

No fim, o A23a é pequeno quando comparado ao maior iceberg de todos os tempos, avistado em novembro de 1956. Seu tamanho exato não é conhecido, mas foi estimado em 335 quilômetros de comprimento e 97 quilômetros de largura, com uma área de 31 mil quilômetros quadrados.

publicidade

As informações são do Iflscience.