As ações da Nintendo desabaram na Bolsa de Tóquio. O tombo veio após o adiamento para 2025 do lançamento do Switch 2, próxima geração do seu console de videogame. O lançamento de jogos das franquias populares do console (Zelda e Super Mario, por exemplo) também foram adiados.

Para quem tem pressa:

  • As ações da Nintendo sofreram queda significativa de 5,8% na Bolsa de Tóquio, influenciadas pelo adiamento do lançamento do Switch 2 e de jogos de franquias populares (Zelda e Super Mario, por exemplo);
  • A Nintendo postergou o lançamento do Switch 2 para o primeiro trimestre de 2025, afetando sua competitividade no mercado de consoles contra os mais recentes PlayStation da Sony e Xbox da Microsoft, especialmente durante o período de Natal de 2024;
  • Há rumores de que o Switch 2 apresentará recursos avançados, como suporte a 4K e gráficos comparáveis aos do PS5 e Xbox Series X. Também há rumores de que o console vá incorporar IA, embora detalhes concretos não tenham sido confirmados;
  • Apesar do adiamento do seu próximo console, a Nintendo aumentou a previsão de vendas do atual Switch de 15 para 15,5 milhões de unidades. Isso indica que o console continua a ser um líder de vendas no mercado, mesmo após quase uma década de seu lançamento.

A empresa japonesa informou o adiamento do Switch 2 aos desenvolvedores de jogos. Ou seja, a Nintendo não terá um modelo novo de console para disputar com gerações recentes do PlayStation, da Sony, e Xbox, da Microsoft, no Natal de 2024. As ações da empresa fecharam com perda de 5,8%.

publicidade

Leia mais:

Adiamento do Switch 2

nintendo switch console portátil
(Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

Segundo informações da Bloomberg, a Nintendo adiou o lançamento de seu esperado console de próxima geração, o Switch 2, para o primeiro trimestre de 2025. Originalmente, o cronograma da empresa previa a chegada do dispositivo ao mercado no final deste ano, conforme vazado pela VGC.

publicidade

Sem detalhes concretos sobre o futuro Nintendo Switch 2, rumores apontam que o dispositivo pode vir com recursos 4K e qualidade visual semelhante à do PS5 e da Série X, do Xbox – indicando um confronto muito mais acirrado com a Sony e Microsoft. É possível ainda que, com o boom da inteligência artificial (IA), a empresa esteja considerando adaptações (o que reforçaria o motivo pelo adiamento, mas, novamente, não há confirmações).

De qualquer forma, o ano promete ser movimentado para a empresa, já que ela elevou a previsão de vendas do Switch de 15 milhões para 15,5 milhões. Mesmo com quase dez anos no mercado, o console ainda é sucesso de vendas, liderando nos EUA em 2022.