Usando o Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS), da NASA, cientistas encontraram um novo exoplaneta com um período extremamente curto de órbita. Este mundo alienígena recém-descoberto tem quase duas vezes o raio da Terra e completa uma volta em torno de sua estrela hospedeira em menos de um dia.
Essa descoberta está detalhada em um artigo ainda não revisado por pares, disponível no servidor de pré-impressão arXiv.
Desde 2018, o TESS já identificou mais de sete mil candidatos a exoplanetas, corpos que recebem o rótulo de “Objetos de Interesse do TESS” (TOI). Destes, 417 foram confirmados até o momento.
Conhecido como “caçador de exoplanetas”, o equipamento realizou um levantamento de cerca de 200 mil estrelas brilhantes próximas ao Sol, procurando por mundos em trânsito, desde pequenos corpos rochosos até gigantes gasosos.
Leia mais:
- Polêmica astronômica: afinal, já foram descobertas exoluas?
- Sistema estelar “diferentão” contém seis exoplanetas sub-Netunos
- Novos telescópios podem identificar sinais de vida em atmosferas de exoplanetas
Exoplaneta provavelmente tem composição semelhante à da Terra
Recentemente, uma equipe de astrônomos liderada por Ryan A. Rubenzahl, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), confirmou mais um TOI detectado pelo TESS. Eles identificaram um sinal de trânsito na curva de luz de uma estrela conhecida como TOI-1347, confirmando a presença de um exoplaneta.
Segundo a equipe, o TOI-1347 b, identificado como “de período ultracurto”, orbita sua estrela a cada 0,85 dias. Com um tamanho cerca de 11 vezes maior que o da Terra, esse planeta tem uma densidade superficial estimada em 9,9 g/cm³ e uma temperatura de equilíbrio de aproximadamente 1.126ºC, enquanto orbita a estrela-mãe a uma distância de cerca de 4,43 raios solares.
Os cientistas observaram que este exoplaneta provavelmente apresenta uma composição semelhante à da Terra e é o mais massivo dos exoplanetas de período ultracurto com menos de dois raios terrestres. Eles também sugerem a presença de uma atmosfera com alto peso molecular, embora essa característica precise ser confirmada, possivelmente pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST).
Quanto à estrela hospedeira TOI-1347 (também conhecida como TIC 229747848), ela é uma estrela do tipo G tardia com forte variabilidade. Com aproximadamente 0,83 raios solares e 0,91 massas solares, estima-se que ela tenha cerca de 1,4 bilhão de anos e uma temperatura efetiva de 5.190ºC.
Além da confirmação do TOI-1347 b como exoplaneta, a equipe de Rubenzahl também detectou outro planeta menor no sistema, chamado TOI-1347 c, que tem cerca de 1,6 raios terrestres. Como não puderam identificar este planeta com medições de velocidade radial, eles estabeleceram um limite máximo para sua massa, em 6,4 vezes a da Terra.