Já imaginou se percebêssemos a Terra girar e ficássemos tontos, passando mal, como ao sair de um brinquedo em parque de diversões? A Terra gira a uma velocidade de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, então por que não sentimos o nosso planeta girar?
Não sentimos a Terra girar devido à Lei da Inércia. Esta lei afirma que um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento, a menos que uma força atue sobre ele. Como a Terra gira a uma velocidade quase constante, não sentimos os efeitos deste fenômeno.
Leia mais:
- O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
- Como a massa da Terra foi calculada?
- Vídeo em time-lapse mostra claramente a rotação da Terra
Além disso, a rotação da Terra cria uma aceleração de cerca de 0,03 m/s^2 no Equador, enquanto a aceleração gravitacional é de 9,8 m/s^2. Assim, a força centrífuga é imperceptível para nós.
A força inercial centrífuga é máxima na linha do Equador e inexiste no eixo de rotação (polos). No entanto, mesmo na linha do Equador, esta força é imperceptível aos nossos sentidos.
A Terra está girando mais rápido
A velocidade em que a Terra gira é bastante elevada, mas muito inferior à de outros astros do universo.
A Terra leva 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos para completar uma volta de 40.075 km em torno de si mesma. Isto dá mais ou menos 460 metros por segundo na linha do Equador, ou seja, 1.656 km/h.
Mas a velocidade de rotação da Terra pode mudar. A Terra está girando mais rápido do que há meio século. O aquecimento global e o derretimento das geleiras podem ser responsáveis por esta alteração.
A velocidade atual de rotação da Terra aumentasse significativamente, teríamos dias mais curtos e noites mais longas. E a velocidade de translação da Terra também muda à medida que o planeta se aproxima ou se afasta do Sol.
Velocidade x Aceleração
Não sentimos a velocidade da Terra, mas sim a aceleração. Este comportamento da matéria é chamado de inércia e é explicado pela 1ª Lei de Newton.
A Terra continua em velocidade praticamente constante, por isso não sentimos os efeitos desse fenômeno. A Terra gira em torno do Sol a uma velocidade de 108 mil km/h, mas não sentimos a Terra girando devido ao movimento relativo e à força da gravidade.
Os seres humanos não conseguem sentir um movimento uniforme como o da Terra. O que sentimos é a aceleração e desaceleração.
A Terra gira constantemente, mas não sentimos tontura nem percebemos esse movimento porque seu raio (metade do diâmetro da circunferência) é muito grande – mais de 6.000 quilômetros.
A Terra gira porque não existe nenhuma força ou resistência que a faça parar, simples assim.
Quando a Terra começou a girar?
A origem do movimento de rotação da Terra está relacionada com o processo de formação do nosso planeta e do Sistema Solar. Há bilhões de anos, uma grande nuvem de gases e poeira começou a colapsar devido à gravidade da região onde hoje fica o Sol. A nuvem de gás e poeira também estava em rotação em conjunto com a nossa galáxia.
Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.
À medida que o material se concentrava e os futuros planetas iam surgindo, as rochas espaciais passaram a colidir com os planetas em desenvolvimento, exercendo forças que o fizeram girar.
E se a Terra parasse de girar?
O planeta sofreria graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos.
O mais provável é que a vida no planeta seria extinta. Nessa situação, o dia e a noite durariam seis meses. Nesse sentido, duas situações antagônicas poderiam acontecer: o mundo iria se tornar extremamente quente ou entraria em uma era glacial.
Se a Terra parasse de girar, nosso núcleo de ferro derretido também pararia. Só que essa rotação do núcleo funciona como dínamo, gerando nosso campo magnético. Ou seja, se a Terra parar de girar, perdemos nosso campo magnético.
Se o congelamento da rotação acontecesse de forma natural, nós teríamos seis meses de luz e outros seis de escuridão, porque o Sol só nasceria e se poria uma vez por ano. Ou seja: o dia planetário teria duração de 365 dias normais.
Tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera. Pessoas, árvores, carros e animais sairiam voando, desmoronariam sobre a superfície e se quebrariam em milhares de pedacinhos. O caos total.
Como sentir a rotação do planeta?
A maneira mais fácil de observar a rotação da Terra é observar o movimento aparente dos corpos celestes.
Também é possível ver o efeito da rotação da Terra usando o Pêndulo de Foucault. Como a Terra está girando, à medida que o pêndulo oscila, a força de Coriolis age fazendo com que ele gire em torno de seu eixo.