Imagem: WitR/Shutterstock
Um mapeamento feito por geólogos em pedreiras do Antigo Egito em 1994 levaram a uma descoberta interessante. Foi identificado um trecho de 12 quilômetros de lajes de calcário e arenito que vão de uma pedreira de basalto ao Lago Moeris.
Leia mais:
Para desvendar desde quando esse trecho existe, os especialistas analisaram a cerâmica encontrada no local, provavelmente deixada pelos trabalhadores da pedreira, e um antigo campo de trabalhadores. Datando a descoberta por volta de 2.600 a.C. a 2.200 a.C., esta seria a estrada pavimentada mais antiga conhecida no mundo.
“A estrada provavelmente não se compara às pirâmides como um feito de construção, mas é uma grande conquista de engenharia”, disse o geólogo James Harrell, da Universidade de Toledo, sobre a descoberta na época. “Não só a estrada estava aqui antes do que pensávamos ser possível, como nem imaginávamos que no Antigo Egito eles construíam estradas”, concluiu.
Não é exatamente a estrada mais bem construída, com os trabalhadores provavelmente usando as pedras que estavam à disposição para assentar. Em algumas áreas, eles tentaram fazer com que as pedras se ajustassem perfeitamente, enquanto, em outras, elas foram colocadas de forma muito mais aleatória.
Existem estradas mais antigas no mundo, embora nenhuma delas seja pavimentada. The Sweet Track, uma trilha de madeira do Neolítico em Somerset, Inglaterra, foi datada de 3.806 a.C.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de fevereiro de 2024 17:14