Um novo recurso de IA do Google está sendo lançado. A ferramenta Help Me Write poderá ajudar usuários a completar ou melhorar textos com base no conteúdo que é fornecido em cada site. O recurso ainda é experimental, desenvolvido pelo Gemini, e compatível com o Google Chrome. As informações são do The Verge.

Leia mais:

publicidade

No momento, o recurso está disponível para teste apenas em inglês e nos Estados Unidos, para usuários do Google Chrome no Mac e no Windows.

O que a ferramenta consegue fazer

  • O Help Me Write vai ser capaz de fornecer sugestões de redação para um conteúdo resumido, como preenchimento de pesquisas e avaliações digitais feitas online;
  • Ele também pode elaborar para o usuário perguntas sobre informações de produtos, ou trazer descrições de itens vendidos online;
  • Segundo o Google, a ferramenta ainda pode “entender o contexto da página da web em que você está para incluir informações relevantes em suas sugestões”;
  • Isso significa que o recurso pode destacar os principais itens mencionados na página de um produto e usar essa informação para aprimorar uma avaliação deixada pelo usuário.

Visualmente, o Help Me Write aparece por enquanto como uma janela flutuante pela interface do site, ao lado dos campos de texto da página da web que estão sendo preenchidos. A versão de testes apresenta funcionalidade semelhante à que a Microsoft lançou para pesquisa do Edge.

publicidade
Imagem: Divulgação/Google

Quem for testar esse recurso nos Estados Unidos precisará ativar a IA Experimental do Chrome. Basta acessar o menu de configurações do navegador, buscar a aba “IA Experimental” e clicar em “Experimentar recursos experimentais de IA”, depois selecionar a ferramente Help Me Write e então ativar a função. Em uma página usando o Chrome, basta clicar com o botão direito em um campo de texto digitável para usar o assistente.

Na página de suporte do Google, há um aviso para os usuários: não fornecer informações pessoais como nome, telefone, endereço, número de seguro social ou informações de cartão de crédito ao recurso. Além disso, a ferramenta não deve ser usada em sites que contenham informações pessoais ou confidenciais. Caso o usuário insira essas informações no recurso, o Google garante que “o Chrome não as usará para fins de treinamento de modelo de IA”.