Parece causo, ficção, ideia para esquete de comédia. Um engenheiro da prefeitura de Paris prestou queixa, na segunda-feira (26), do roubo de seu notebook, que estava no bagageiro de um trem. O funcionário contou à polícia que o laptop tinha os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de 2024, bem como dispositivos USB para decodificar os arquivos. Mas, aparentemente, não é bem assim.

Para quem tem pressa:

  • Um engenheiro da prefeitura de Paris reportou o roubo de seu notebook. O funcionário contou à polícia que o laptop, roubado num trem na Gare du Nord, tinha planos de segurança para as Olimpíadas de 2024;
  • Já a promotoria de Paris e a prefeitura esclareceram que o computador tinha notas sobre o tráfego durante as Olimpíadas, ao invés de informações sobre dispositivos de segurança sensíveis ou organização policial dos Jogos;
  • Após o incidente, a Câmara Municipal de Paris tomou medidas para fortalecer a segurança do sistema e evitar invasões, enquanto o Ministério Público iniciou uma investigação sobre o roubo;
  • Cerca de 37 mil profissionais de segurança, incluindo dois mil policiais municipais, serão mobilizados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, assegurando a segurança do evento em Paris.

As primeiras informações sobre o caso vieram a público por meio da AFP, obtidas com uma fonte policial. Mas a promotoria de Paris informou, nesta quarta-feira (28), que o notebook roubado na Gare du Nord tinha notas sobre o tráfego na cidade durante as Olimpíadas, ao invés de informações sobre “dispositivos de segurança sensíveis”. E o posicionamento da prefeitura seguiu a mesma linha.

publicidade

Verificações iniciais nos permitiram estabelecer que o funcionário não estava de posse de nenhuma informação relacionada à organização e desdobramento da polícia durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Prefeitura de Paris, em comunicado

Leia mais:

Além disso, a Câmara Municipal de Paris informou que fez as alterações necessárias após o roubo para evitar que seu sistema fosse invadido. E o Ministério Público abriu uma investigação por “roubo em transporte público”.

publicidade

Dois mil policiais municipais e cerca de 35 mil agentes de segurança serão mobilizados durante as Olimpíadas de Paris, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto na capital francesa. As informações são do jornal The Guardian.

Segurança de dados no iPhone

Mulher digitando SMS em iPhone
(Imagem: Alyssa Stone/Universidade Northeastern)

Na busca por proteger suas economias, décadas de fotos e o restante da sua vida digital, agora há uma nova medida disponível para usuários de iPhone e iPad. Na segunda-feira, como parte da atualização iOS 17.3, a Apple lançou a Proteção de Dispositivo Roubado, um recurso que adiciona uma camada de segurança capaz de frustrar ladrões que tenham roubado tanto o seu iPhone quanto o código de acesso que você usa para desbloqueá-lo.

publicidade

Ladrões com um iPhone e seu código de acesso rapidamente bloqueiam suas vítimas de suas contas da Apple, alterando a senha e outras configurações. Em seguida, partem para o dinheiro, esvaziando contas bancárias, abrindo cartões de crédito e muito mais. A Proteção de Dispositivo Roubado dificulta muito isso para um criminoso, se você ativá-la.