Imagem: Divulgação/Crunchyroll
Os fãs de anime em todo o mundo tem um Oscar para chamar de seu – e, neste ano, a cerimônia ocorre coladinha com a premiação organizada pela Academia de Hollywood.
Enquanto os astros das telonas se reúnem no dia 10 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos, os maiores desenhistas e artistas de animação se encontram em Tóquio, no Japão, uma semana antes – neste sábado (2).
Leia mais
O Anime Awards 2024, carinhosamente apelidado de “Oscar dos Animes”, é a principal premiação da indústria de desenhos japoneses. O evento é realizado desde 2017 pela plataforma online Crunchyroll, uma gigante do setor.
Serão 32 categorias ao todo, entre melhor série, melhor filme, melhor música e as melhores dublagens. Todos os vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados formado por jornalistas, críticos e profissionais do mercado – incluindo 10 brasileiros -, além da votação popular, encerrada em 28 de janeiro. Este ano, foram mais de 34 milhões de votos, um recorde para a premiação.
A dubladora Sally Amaki e o apresentador Jon Kabira vão comandar a cerimônia, que também terá participações da cantora Megan Thee Stallion e da atriz Iman Vellani (a “Ms. Marvel” do MCU).
O Anime Awards tenta, ano a ano, popularizar o formato ao redor do mundo. Fenômeno no Japão, esse tipo de desenho animado também faz sucesso em outros países, mas ainda é visto como algo infantil por grande parte das pessoas.
O prêmio tenta desconstruir essa imagem. Os próprios desenhos na disputa deste ano mostram que um anime pode ter uma abordagem mais madura, muito além dos monstrinhos fofinhos de Pokémon.
Falando em maduro, um dos favoritos a levar o prêmio de “Melhor Anime do Ano” é Chainsaw Man (ou o Homem-Motosserra, em tradução livre). O desenho é voltado para o público 16+ e conta a história de um adolescente que precisa quitar uma dívida que seu pai deixou com a Yakuza, a principal organização criminosa do Japão.
Cenas violentas, críticas à máfia e ao capitalismo, demônios, humor ácido e um rapaz de 16 anos com os hormônios à flor da pele levaram Chainsaw Man a impressionantes 25 indicações ao Oscar neste ano.
Na principal categoria da noite, ele vai concorrer com:
Sim! Teremos brasileiros na disputa! Não entre os desenhistas, mas entre os dubladores. Uma das 32 categorias é a de “Melhor Performance de Voz em Português”.
Concorrem Amanda Brigido (pelo trabalho em Tomo-chan Is a Girl!), Erick Bougleux (Konosuba), Guilherme Briggs (One Piece), Léo Rabelo (Jujutsu Kaisen), Luisa Viotti (Chainsaw Man) e Vágner Fagundes (Mob Psycho 100).
Se você se interessou e quer saber quais são as 32 categorias e os seus candidatos, acesse o site oficial da disputa no Crunchyroll.
Essa é a parte difícil. Como a premiação ocorre no Japão, os fãs de anime precisarão madrugar para acompanhar a cerimônia ao vivo. Marque na agenda: 18h em Tóquio, 6h no horário de Brasília.
O Crunchyroll fará a transmissão, com tradução simultânea, nos seus canais oficiais no Youtube e na Twitch.
As informações são do G1.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de março de 2024 16:11