A tecnologia já é, há um bom tempo, grande aliada dos clubes de futebol para encontrar jogadores de talento. Na era da inteligência artificial não seria diferente, e existem clubes de ponta no futebol que se beneficiam de aplicativos que funcionam mediante IA para encontrar jogadores que podem se tornar futuras estrelas.

Leia mais:

publicidade

Um aplicativo em questão é o AIscout, que permite que aspirantes a estrelas do futebol participem de testes virtuais para clubes profissionais, enviando imagens gravadas deles mesmos completando uma série de treinos.

O app tem um cronograma que oferece 75 exercícios, elaborados para testar diversas habilidades, com vídeos que mostram aos usuários como realizá-los.

Os desempenhos são avaliados automaticamente pela tecnologia de inteligência artificial (IA). Os dados ficam disponíveis para o acesso dos clubes e, dessa forma, os olheiros das equipes profissionais podem examinar as pontuações em busca de talentos viáveis, fazendo uma busca eficaz com uma variedade de filtros; desde idade e sexo até a posição em campo.

O Chelsea é um dos clubes com parceria com o aplicativo – Imagem: Eleventh Hour Photography/Shutterstock

Clubes ingleses da primeira divisão usam o AIscout

  • O aplicativo já possui atualmente dois parceiros da Premier League Inglesa (EPL), Chelsea e Burnley.
  • Os clubes podem adaptar seus testes no aplicativo, de modo que atendam necessidades específicas e definam seus próprios padrões de referência para encontrar jogadores.
  • Os jogadores que já foram captados nas categorias de base desses clubes também podem completar os mesmos exercícios.

“Estamos disponibilizando esses dados para aproveitar melhor o tempo dos olheiros”, disse Richard Felton-Thomas, diretor de operações da empresa por trás do aplicativo.

Há um exemplo prático de jogador que se profissionalizou. Ben Greenwood nunca tinha feito um teste com um clube profissional até baixar o aplicativo em 2019. Ele enviou uma filmagem sua ao app, e aos 17 anos conseguiu um teste com o Chelsea, tornando-se o primeiro usuário do aplicativo a fazer um teste com um clube profissional. Ele assinou contrato com o Bournemouth em 2021, que também joga a Premier League inglesa.

A desenvolvedora do AIscout ainda trata o futebol como seu maior foco, porém, já admite ter planos para expandir o app para uso em outros esportes, e em um longo prazo, até para outras atividades não esportivas.

Imagem: Divulgação/AIscout