Imagem: reprodução/Focus Features
Os Rejeitados, filme com cinco indicações ao Oscar de 2024, foi acusado de plágio. A denúncia foi feita pelo roteirista Simon Stephenson, creditado por filmes como Luca, As Aventuras de Paddington 2 e A Vida Eletrizante de Louis Wain.
Leia mais
Stephenson entrou em contato com o Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) informando ter encontrado “um problema relacionado aos créditos em um projeto de alto perfil coberto pela WGA”. Segundo o roteirista, “a evidência de que o roteiro remanescente foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora”.
Ele estava se referindo a seu próprio roteiro, um drama centrado em um médico infantil de meia-idade, cansado do mundo, e em um paciente de 15 anos de quem ele fica preso cuidando. Os Rejeitados, escrito por David Hemingson era um dos indicados ao Oscar de Melhor Roteiro Original, vencido por Anatomia de uma Queda.
Em 2013, Frisco era um dos roteiros mais populares de Hollywood e ficou em terceiro lugar na Black List, uma pesquisa anual dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood, fundada por Franklin Leonard.
Simon Stephenson alega que Alexander Payne teve acesso ao roteiro da produção em 2013 e novamente no final de 2019, pouco antes do cineasta conversar com David Hemingson sobre o projeto de Os Rejeitados.
A acusação de plágio está apoiada por e-mails envolvendo diversas agências e produtores de Hollywood. Em 28 de agosto de 2013, o fundador da Verve, Bryan Besser, enviou um e-mail para várias pessoas, incluindo Stephenson, que dizia: “Atualização rápida: demos FRISCO ao parceiro de produção de Alexander Payne, Jim Burke, a quem levamos para almoçar ontem. Nossa opinião é que em um mundo ideal esta é a melhor maneira de entrar no Searchlight.”
Meses depois, um representante da agência de talentos UTA indicou que Payne lera o roteiro. Em um e-mail, ele disse: “falei diretamente com o executivo de Alexander Payne, Jim Burke, uns tempos atrás e ele disse que Payne gostou [do roteiro], mas não estava interessado em produzir ou dirigi-lo”.
Depois de uma primeira tentativa fracassada de apelar para o WGA, Stephenson mandou novo e-mail para o conselho em fevereiro deste ano, onde afirmou que “história, personagens, estrutura, cenas, diálogo” de Os Rejeitados são iguais aos de Frisco. “Muitas das cenas mais importantes estão efetivamente inalteradas e até estão visivelmente idênticas no layout da página”, escreveu.
Até o momento, Payne e Hemingson não quiseram comentar. Stephenson confirmou a autenticidade dos e-mails, mas recusou fazer mais comentários sobre o caso.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de março de 2024 15:20