(Imagem: Maxx Studio/Shutterstock)
A alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre as compras internacionais deve passar de 17% para 25%. Governadores de diversos estados brasileiros têm pressionado para o aumento do tributo.
Leia mais
A taxação das compras internacionais foi anunciada em junho de 2023, a partir da criação do programa Remessa Conforme. A iniciativa busca combater a sonegação de tributos nas transações de e-commerces estrangeiros.
Os governadores têm recolhido mais de R$ 160 milhões por mês em tributos cobrados pelas remessas dessas mercadorias. E agora pressionam para o aumento desse valor.
O tema poderá ser debatido nesta quarta-feira (13) em reunião presencial do Comitê Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz), em Brasília. Se não acontecer na oportunidade, o assunto deve ser discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), marcada para 12 de abril, em Fortaleza.
Os governadores defendem que o debate aconteça o quanto antes, uma vez que a eventual mudança dependerá do aval das 27 assembleias legislativas. Caso seja aprovada, a nova taxação passará a valer a partir de 2025. Isso porque o ICMS segue a regra da anterioridade anual. Ou seja, a majoração do tributo só pode ter efeito a partir do exercício seguinte.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de março de 2024 16:22