Assim como as demais redes sociais, o Telegram Business é uma ferramenta cujos benefícios são inúmeros para às empresas. O aplicativo oferece visibilidade, interação com a audiência, marketing de conteúdo, análise de dados, fortalecimento da marca, publicidade e muito mais.

No entanto, para poder usar essa plataforma de forma estratégica, antes de tudo, é necessário conhecer o que ela é exatamente e como funciona, já que é uma versão desse famoso app de mensagens, mas é específico para empresas. Confira agora o que é o Telegram Business e como usá-lo para potencializar seu negócio!

publicidade

Leia mais

O que é Telegram Business?

pessoa com terno e celular no bolso frontal com home e símbolo do Telegram
Imagem Shutterstock

O Telegram Business é uma plataforma derivada do famoso Telegram, mas que é especificamente de uso de comunicação empresarial, onde empresas podem criar contas oficiais e comunicar-se com seus clientes. Dessa forma, essas organizações podem enviar ao público atualizações, suporte e promoções.

publicidade

Um fato interessante é que essa plataforma ganhou maior visibilidade entre as empresas, após estas perceberem o potencial de aprimoramento no atendimento ao cliente. Essas corporações começaram a usar um suporte instantâneo e interações personalizadas por meio dos bots do aplicativo. 

Contudo, muito além do suporte com bots, o Telegram Business também disponibiliza ferramentas avançadas de automação, como respostas automáticas e menus de ajuda. Com isso, a plataforma auxilia as empresas a gerenciarem suas interações com os clientes de forma eficiente.

publicidade

Outro ponto positivo, é que o aplicativo ainda conta com recursos de segurança avançados, como criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores, o que garante a proteção das informações confidenciais das empresas e dos clientes.

Como funciona Telegram Business?

símbolo do Telegram em primeiro plano e ao fundo prédios comerciais
Imagem Shutterstock

A partir do momento que as empresas abrem suas contas oficiais na plataforma, várias janelas se abrem para oportunidades. De uma maneira geral, muitas dessas corporações ganham maior credibilidade, já que seu atendimento ganha uma qualidade mais profissional.

publicidade

Deste modo, com as suas contas oficiais às empresas podem enviar atualizações, suporte e promoções e ainda contar com ferramentas avançadas de automação, como respostas automáticas e menus de ajuda.

Além disso, tais negócios também pode criar canais, para criar canais, o que permite chegar bem de perto do seu público, pois os clientes podem se inscrever para receber atualizações e novidades da empresa.

E falando em se aproximar mais do público, as empresas que utilizam o Telegram Business podem usar outro importante recurso da plataforma, ao criar e personalizar bots. Afinal, ao criarem tais programas automatizados, tais empresas podem interagir mais com os usuários. Tarefas como atendimento ao cliente, vendas, e-commerce se encaixam perfeitamente a essa funcionalidade.

No entanto, há um recurso que sem sombra de dúvidas é um dos melhores dessa plataforma- a possibilidade de fazer a análise de desempenho da rede. Sim! O Telegram Business disponibiliza uma série de métricas e análise de dados para que as empresas possam acompanhar os resultados, desde engajamento, alcance e até conversões.