Um novo dispositivo inteligente feito para treinamentos de futebol pode fazer de você um jogador melhor, e é possível praticar sozinho. Chamado de Voon Soccer, ele avalia eletronicamente seu desempenho em dezenas de exercícios diferentes que aprimoram habilidades. As informações são do site New Atlas.

Leia mais:

publicidade

O Voon Soccer, no momento, está em uma campanha do Kickstarter, para conseguir financiamento. Foi criado pelos empresários espanhóis Joseba Zubeldia e Asier Etxebarria. É basicamente uma versão “inteligente” de uma ferramenta de treinamento existente conhecida como “rebote”.

A diferença crucial para o Voon Soccer é que a maioria dos rebotes são apenas objetos planos que rebatem as bolas de futebol, enquanto o Voon possui um módulo eletrônico removível em forma de disco, chamado Dot.

publicidade

O Dot pode ter uma conexão sem fio com um aplicativo iOS/Android em um smartphone próximo via Bluetooth, além de utilizar sensores integrados para detectar impactos de bola que ocorrem em qualquer lugar do dispositivo.

Imagem: Divulgação/Voon Sports

Usando o Voon Soccer

  • O usuário, antes de tudo, vai selecionar um exercício no aplicativo e assistir um breve vídeo de demonstração mostrando o que é preciso fazer naquele exercício.
  • A partir daí, começa a execução, que vai consistir basicamente em chutar de um modo específico repetidamente a bola no Voon, ficar atendo ao rebote e chutar novamente no dispositivo.
  • Esses chutes são registrados por um anel de 24 LEDs no Dot que iluminam em diferentes cores e padrões, tanto para servir de alvo quanto para registrar visualmente cada acerto. O Dot também registra acertos bem-sucedidos emitindo um sinal sonoro.

Com os exercícios já concluídos, é possível verificar a pontuação alcançada direto no aplicativo. A pontuação pode ser maior conforme a velocidade de reação, velocidade de acerto, força de acerto, número de acertos e tempo decorrido entre acertos.

publicidade

O aplicativo também tem um controle de resultados para que, a longo prazo, os usuários monitorem seu progresso ao longo do tempo e vejam quais habilidades exigem mais melhorias.

Imagem: Reprodução/Voon Sports

O Dot é à prova de choque, resistente à água e pode durar de cinco a 30 horas de autonomia por carga de bateria de duas horas, ainda que essa carga dependa das horas de uso.

publicidade

O painel de rebote pode ser ajustado em um ângulo de 60 ou 90 graus e vem com pernas serrilhadas e com fundo de aderência para uso na grama ou cimento. É possível dobrá-lo para guardar quando não estiver em uso, e seu peso é algo perto de 11kg.