(Imagem: Universidade de Michigan/Hung, Adu e Moore/Reprodução)
Se a primeira coisa que você pensa quando a palavra “tripé” vem à mente é um local para apoiar o celular, você vai se chocar com um novo robôzinho de três pernas. O tripé robótico criado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pode não ser a escolha ideal para carregar seu smartphone, mas ele caminha, anda e até sobe escadas – o que é muito mais impressionante do que um simples apoio.
Leia mais:
O tripé robótico foi batizado de SKOOTR, sigla para SKating, Omni-Oriented, Tripedal Robot (algo como patinação orientada em um robô tripé, em tradução livre).
Ele foi projetado por um grupo de pesquisa após uma ideia da professora assistente Talia Y. Moore, do Laboratório de Evolução e Movimento de Biologia e Robótica da universidade.
Ela contou que teve a ideia para o robô tripé enquanto girava em uma cadeira de escritório. Moore percebeu que o mecanismo de rolamento girava facilmente em qualquer direção sem exigir muito esforço do corpo, apenas das pernas. Isso também é semelhante ao funcionamento das estrelas do mar quando nadam e precisam mudar de direção.
Juntando essas inspirações, surgiu o SKOOTR.
Sem mais explicações, veja como ele funciona:
De acordo com o New Atlas, todo o processo de construção do SKOOTR custou cerca de US$ 500 e está em código aberto.
A equipe da Universidade de Washington acredita que o robô tripé possa ser usado para mapeamento e exploração de ambientes desafiadores. Além disso, ele pode ser aplicado em transporte de carga útil (pequena, é claro) ou como uma ferramenta educacional, já que é relativamente barato.
Os próximos passos da equipe incluem adicionar sensores de localização autônoma, mapeamento e planejamento de movimento.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de março de 2024 18:31