Imagem: divulgação/Boom
Duas décadas depois, a primeira aeronave supersônica privada desde o Concorde levantou voo. Em 22 de março, o demonstrador supersônico XB-1, da Boom, completou seu voo inaugural no Mojave Air & Space Port em Mojave, Califórnia.
Leia mais
Com o piloto de teste chefe Bill “Doc” Shoemaker nos controles, o voo do XB-1 foi um sucesso. Logo atrás estava o piloto de testes Tristan “Geppetto” Brandenburg em um avião de perseguição T-38 para observar e confirmar altitude e velocidade atingidas.
Com um comprimento de 19 metros e uma envergadura de 6 metros, o avião supersônico alcançou uma altitude de 2.170 metros e velocidades de até 440 km/h. De acordo com a Boom, as características aerodinâmicas e capacidade de voo ainda serão aperfeiçoadas. Ainda segundo a empresa, isso permitirá que a aeronave atinja velocidades superiores a Mach 1, equivalente a cerca de 1.235 km/h.
As inovações para o XB-1 incluem um sistema de visão de realidade aumentada, aerodinâmica otimizada digitalmente, uma estrutura composta de carbono e entradas de ar supersônicas que desaceleram o ar de entrada para velocidade subsônica, possibilitando que a aeronave seja alimentada por motores a jato convencionais.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de março de 2024 16:49