Ao longo dos anos, diversos desenhos animados inspirados nas HQs e personagens da Marvel Comics foram produzidos. Alguns destes desenhos conquistaram tanto o público quanto a crítica especializada.

Diante disso, resolvemos listar os 8 melhores desenhos animados baseados nos quadrinhos da Marvel presentes nos streamings. Confira!

publicidade

O Espetacular Homem-Aranha (The Spectacular Spider-Man, 2008 – 2009)

The Spectacular Spider-Man (2008 – 2009) / Crédito: Sony Pictures Television, Prime Video (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Desenvolvida por Greg Weisman e Victor Cook, “O Espetacular Homem-Aranha” foi produzida pela Sony Pictures Television e foi ao ar entre 2008 e 2009 nos EUA. 

O desenho recebeu aclamação da crítica especializada e é considerado uma das melhores adaptações que o cabeça de teia já teve. Os elogios foram direcionados ao estilo de arte, ao equilíbrio entre ação, drama e comédia, e à qualidade consistente do enredo durante toda a série. 

publicidade

A atração segue o estudante do ensino médio Peter Parker enquanto tenta equilibrar suas responsabilidades como o Homem-Aranha e seus problemas na vida pessoal.

Leia mais:

publicidade

What If…? (2021 – presente)

What If…? (2021 – presente) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Essa série animada antológica explora histórias alternativas do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Com uma proposta criativa, o desenho imagina como eventos-chave do MCU teriam se desenrolado se certas circunstâncias fossem alteradas. 

O desenho explora linhas temporais alternativas no multiverso Marvel, e cada episódio apresenta uma narrativa diferente. 

publicidade

A atração é criada por A. C. Bradley para o serviço de streaming Disney+ baseada na série de quadrinhos da Marvel Comics de mesmo nome.

X-Men: The Animated Series (1992 – 1997)

X-Men: The Animated Series (1992 – 1997) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este desenho animado foi uma das adaptações mais bem-sucedidas e influentes dos X-Men. Exibida originalmente nos EUA entre 1992 e 1997, com 5 temporadas, a série recebeu aclamação da crítica especializada e do público. 

Os elogios gerais eram para a fidelidade da animação aos quadrinhos e pela sua narrativa interessante. A trama explorava temas sérios como preconceito e questões sociais. 

O programa apresentava uma variedade de personagens famosos dos X-Men, como Ciclope, Wolverine, Vampira, Tempestade, Fera, Gambit, Jubileu, Jean Grey, Professor Xavier e muitos outros.

X-Men ’97 (2024 – presente)

X-Men ’97 (2024 – presente) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

O revival da série animada “X-Men: The Animated Series” (1992-1997), intitulado “X-Men ’97”, continua a história da equipe de super-heróis mutantes. A trama se passa um ano após a série original e acompanha os novos desafios enfrentados pelos X-Men sem o seu líder, o Professor Xavier. 

O desenho recebeu aclamação do público e da mídia especializada. Os elogios foram direcionados pelo respeito aos quadrinhos e à série original dos anos 90, bem como pelo teor dramático do enredo, que explora temas profundos e sérios. A atração foi desenvolvida por Beau DeMayo para o serviço de streaming Disney+.

Os Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra (2010 – 2012)

The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes (2010 – 2012) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Uma produção da Marvel Animation em cooperação com a Film Roman, “Os Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra”, é a animação mais elogiada protagonizada pela famosa super equipe de heróis. 

Bem recebida pela crítica especializada e pelos fãs, a atração recebeu elogios pelo seu enredo bem escrito e divertido.

O desenho apresenta os membros originais dos Vingadores: Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga e Vespa. Ao longo dos episódios, Capitão América, Pantera Negra, Gavião Arqueiro, Ms. Marvel e  Visão se juntam à equipe.

X-Men: Evolution (2000 – 2003)

X-Men: Evolution (2000 – 2003) / Crédito: Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Desenho que marcou a infância de muitos, “X-Men: Evolution” trouxe uma reinvenção moderna dos super-heróis mutantes. Em vez de adultos, a animação retrata os X-Men como adolescentes. 

Os episódios seguem os jovens personagens enquanto vão para escola, treinam para controlar seus poderes mutantes, enfrentam várias ameaças e lidam com desafios típicos da adolescência.

Homem-Aranha (1994 – 1998)

Spider-Man (1994 – 1998) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Mais um desenho nostálgico baseado em um herói da Marvel que marcou a infância de muita gente. “Homem-Aranha” é celebrado por sua fidelidade aos quadrinhos originais, o senso de humor do teioso e por apresentar o “Aranhaverso” nos seus episódios finais.

A série animada acompanha a vida de Peter Parker, um universitário que também trabalha como fotógrafo freelancer para o Clarim Diário. Ele enfrenta o desafio de conciliar suas obrigações como Homem-Aranha com os dilemas de sua vida pessoal.

O herói enfrenta diversos vilões ao longo dos episódios, incluindo o Rei do Crime, Duende Macabro, Doutor Octopus, Duende Verde, Venom e Carnificina.

Guardiões da Galáxia (2015 – 2019)

Guardians of the Galaxy (2015 – 2019) / Crédito: Disney+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Apesar de ter a mesma essência do filme e apresentar os mesmos personagens principais, o desenho “Guardiões da Galáxia” não faz parte do MCU. 

Na atração, os Guardiões da Galáxia estão em busca de uma arma poderosa que é capaz de destruir o universo. Eles devem destruir a arma antes que ela caia nas mãos dos vilões.