Marisa Silva 01 de maio de 2024
Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (01):
A polinização é uma etapa essencial para o desenvolvimento das frutas, vegetais e sementes em geral – e a extinção de espécies polinizadoras, como abelhas e borboletas, tem preocupado cientistas. Como resposta, dispositivos robóticos estão sendo desenvolvidos para polinizar flores na ausência dos insetos.
Uma das coisas que faz o nosso planeta ser único é a imensa variedade de ecossistemas, espécies e genes. No entanto, a biodiversidade está em declínio. Um estudo aponta que ela reduziu entre 2% e 11% durante o século XX. E alerta que as mudanças climáticas devem acentuar ainda mais essa queda.
As placas de circuito impresso (PCB) são a base para a montagem de circuitos eletrônicos dos mais diversos, para os mais variados equipamentos. No entanto, esse componente é difícil de ser reciclado ou descartado, e acaba virando lixo eletrônico. Uma nova pesquisa da Universidade de Washington resolveu o problema: a equipe criou uma peça substituta que vira gelatina e facilita o reaproveitamento do material.
Pesquisadores descobriram que o Taam Ja’ – localizado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, no México – é o “buraco azul” subaquático mais profundo (conhecido) do mundo. Até então, acreditava-se que a caverna fosse “apenas” uma das mais profundas.
Físicos teóricos da Universidade de Utrecht (Países Baixos), em colaboração com físicos experimentais da Universidade Sogang (Coreia do Sul), alcançaram um marco no campo da inteligência artificial (IA) ao desenvolver sinapse artificial que funciona com água e sal.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de maio de 2024 21:39