(Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)
O uso da inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho atingiu seu auge. É o que revela uma pesquisa realizada pela Microsoft e LinkedIn, divulgada recentemente, que entrevistou 31 mil pessoas em 31 países.
A pesquisa – edição de 2024 de um estudo anual sobre as tendências do trabalho – mostra que 75% dos trabalhadores já utilizam IA em suas atividades laborais.
No entanto, o estudo aponta que muitos profissionais relutam em admitir o uso dessa tecnologia para as tarefas mais cruciais devido ao medo de parecerem substituíveis.
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A contratação de talentos técnicos para IA aumentou 323% nos últimos oito anos, de acordo com a pesquisa. Mas a demanda por trabalhadores de áreas não técnicas que sabem como usar ferramentas de IA, como ChatGPT e Microsoft Copilot, também está alta.
O estudo mostrou que 66% dos líderes disseram que não contratariam alguém sem habilidades em IA e 71% dos líderes prefeririam contratar um trabalhador menos experiente com habilidades em IA do que uma pessoa mais experiente sem elas.
Embora os chefes valorizem o conhecimento em IA no local de trabalho, eles não têm adotado uma abordagem ativa para desenvolver as habilidades dos funcionários.
Quase metade dos executivos dos EUA atualmente não investe em ferramentas ou produtos de IA para funcionários. E pouco mais de um quarto das empresas planeja oferecer treinamento em IA generativa (aquela capaz de “criar”) em 2024.
Enquanto isso, apenas 39% das pessoas globalmente, que usam IA no trabalho, receberam treinamento de seus empregadores na tecnologia.
Apesar de alguns desses medos, os trabalhadores estão cientes das vantagens que as ferramentas de IA oferecem e estão usando-as para progredir em suas carreiras.
Mais de três quartos dos profissionais dizem que precisam de habilidades em IA para permanecerem competitivos no mercado de trabalho e que isso lhes dará acesso a mais oportunidades de emprego. Pouco menos de 70% dizem que isso pode ajudá-los a serem promovidos mais rapidamente.
“Eu acho que a chave para todos é perceber que para a maioria de nós, nossos empregos mudarão e novas categorias de empregos surgirão”, disse disse Aneesh Raman, vice-presidente e especialista em força de trabalho do LinkedIn à CNBC.
O que as pessoas podem fazer para lidar com essa ansiedade é pensar primeiro nas habilidades. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, tem essa frase: ‘É a era do aprendizado, não do saber tudo’.
Aneesh Raman, vice-presidente e especialista em força de trabalho do LinkedIn
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de maio de 2024 08:42