Imagem: Primakov/Shutterstock
Um grupo de jornais britânicos está preocupado com uma medida da Apple que visa bloquear anúncios de sites do Safari, o navegador oficial do iPhone. As informações são da Reuters.
A Apple planeja lançar uma ferramenta chamada “apagador da web”. Ela seria um recurso de privacidade baseado em IA, e chegaria ao Safari na próxima atualização de sistema do iPhone, com o iOS 18. A ideia é que o recurso permita remover anúncios ou outro conteúdo indesejado de sites.
No entanto, a News Media Association (NMA) acredita que uma ferramenta deste tipo pode colocar em risco a sustentabilidade financeira do jornalismo. O órgão considera que bloquear a publicidade de sites jornalísticos afetaria as receitas digitais da indústria.
Leia mais:
Para tratar do assunto, a NMA enviou na semana passada uma carta ao chefe de assuntos governamentais da Apple no Reino Unido.
A carta argumenta para a empresa criadora do iPhone que o jornalismo profissional necessita de financiamento e que a publicidade é atualmente uma fonte de receitas fundamental para muitos editores de veículos digitais do jornalismo.
Junto a isso, a NMA expressou na carta uma preocupação com a responsabilidade editorial caso ferramentas de inteligência artificial fossem usadas para remover ou alterar seletivamente o conteúdo dos artigos.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de maio de 2024 20:35