Na quarta-feira (15), um meteoro bólido (nome dado a meteoros brilhantes) cruzou o céu de Santa Catarina às 18h36 (horário de Brasília) e durou cerca de 4,55s, segundo informações do Observatório Heller & Jung.

  • O SBT News destacou ainda que o objeto se deteriorou a 34,7 km de altitude e em alto-mar, na fronteira do Estado com o Rio Grande do Sul;
  • Após análises dos astrônomos, ficou constatado que ele pertencia à chuva de meteoros “π Puppids”;
  • O π Puppids é observado na constelação de Puppis (Popa), considerada uma das maiores do Hemisfério Sul;
  • A fronteira norte dela fica bem próxima da zona equatorial, enquanto a fronteira sul se aproxima do Polo Sul.

Leia mais:

publicidade

Confira, abaixo, o vídeo completo da passagem do meteoro por Santa Catarina:

publicidade

Meteoro ilumina os céus da região sul – veja vídeo

Câmeras de dois observatórios flagraram a passagem de um meteoro bólido que iluminou os céus na região sul do Brasil. O evento aconteceu no início da madrugada desta segunda-feira (29), mais precisamente à 0h23 (pelo horário de Brasília).

publicidade

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Heller & Jung, localizado na cidade de Taquara (RS), o meteoro foi do tipo bólido e atingiu a magnitude (brilho) de -7.9 – quanto mais negativa a taxa de magnitude, mais luminoso é o fenômeno ou corpo celeste. Para efeito de comparação, Vênus brilha a -5 e a lua cheia a -13.

O fenômeno, que ocorreu na fronteira noroeste entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também foi registrado pelo projeto Bate-papo Astronômico no Tecnoparque de Santa Maria (RS). 

publicidade

Leia a matéria completa aqui