Imagem: Poetra.RH/Shutterstock
Após os Estados Unidos aprovarem o banimento do TikTok, outro país que parece não estar disposto a deixar a rede social atuar livremente em seu território é o Canadá. A agência de segurança do país está tentando dissuadir os canadenses de usar a rede social, dizendo aos usuários que seus dados estão “disponíveis para o governo da China”.
Leia mais:
A suspeita de que o TikTok compartilha dados dos usuários da plataforma com o governo chinês é a mesma razão que levou os EUA a aprovar o projeto de lei que obriga a ByteDance, da China, a se desvincular da rede social nos Estados Unidos, do contrário, o acesso ao TikTok ficará proibido por lá.
No Canadá, David Vigneault, diretor do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança, disse em entrevista a um canal de notícias que “há uma estratégia muito clara por parte do governo da China para poder adquirir informações pessoais de todo o mundo”.
“Eles estão usando análises de big data, têm fazendas de computadores incríveis processando os dados, estão desenvolvendo inteligência artificial… com base no uso desses dados”, acrescentou Vigneault.
“Essas afirmações não são apoiadas por evidências, e o fato é que o TikTok nunca compartilhou dados de usuários canadenses com o governo chinês, nem o faríamos se solicitado”, disse a porta-voz do TikTok, Danielle Morgan, ao The Verge.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de maio de 2024 18:11