O Walt Disney World reinou durante muitos anos como o principal parque temático do mundo. Depois, os grandes estúdios de cinema também lançaram os próprios empreendimentos, mas todos eles ficavam nos Estados Unidos. Hoje, já existe Disney na França e até mesmo do outro lado do mundo, no Japão.

Mas fato é que o nome da empresa americana virou praticamente sinônimo desse tipo de negócio. O título de principal parque do mundo, porém, está ameaçado. E, pelas imagens que eu vi, já podem dar o troféu pro desafiante!

publicidade

Leia mais

A Arábia Saudita está construindo uma cidade com o objetivo de torná-la a capital mundial do entretenimento. Qiddiya City está sendo levantada a cerca de 40 minutos do centro de Riyadh, capital do país.

publicidade

A cidade deve ser dividida em 25 distritos diferentes, cada qual com um grande parque ou atração. Entre eles está o primeiro parque temático de Dragon Ball do mundo; um parque aquático no meio do deserto com escola de surfe; campos de golfe; um parque com as maiores e mais rápidas montanhas-russas e até mesmo um local totalmente futurista e dedicado aos e-sports.

Essa animação mostra como seria o parque aquático – Imagem: Reprodução/Qiddiya

O projeto se estende por mais de 360 km². Segundo o site oficial de Qiddiya, toda a estrutura deve ficar pronta até 2030. A partir desta data, os criadores esperam receber algo em torno de 48 milhões de visitantes por ano, além dos mais de 600 mil moradores.

publicidade

A ideia é transformar o turismo na principal fonte de recursos do país, uma vez que o petróleo não vai durar para sempre.

Veja as imagens da Disney da Arábia

  • Mais do que ficar escrevendo, nada se compara às imagens divulgadas pelos responsáveis pelo empreendimento.
  • É coisa de outro mundo – ou de outra época.
  • O investimento foi de 3,75 bilhões de riais sauditas, o que representa mais de R$ 5 bilhões.
Imagem: Divulgação/Qiddiya
  • No parque Six Flags, de montanhas-russas gigantes, a mais impressionante delas deve ser a Falcon’s Flight.
  • Ela terá pico de 195 metros de altura, atingirá 250 km/h e terá trajeto completo em pouco mais de três minutos.
  • Será a mais alta, mais rápida e mais longa do mundo.
Olha o tamanho desse Shenlong! – Imagem: Divulgação/Qiddiya
  • Já o parque de Dragon Ball será todo temático, inclusive os hotéis onde os turistas ficarão hospedados.
  • A expectativa é de que sejam 30 atrações, entre elas uma montanha-russa que passa por um enorme “dragão mágico” de 70 metros de altura.
Imagem: Divulgação/Qiddiya
  • Outro destaque vai para o estádio de futebol Príncipe Mohammed bin Salman.
  • Ele será construído no topo de um penhasco de 200 metros de altura, e será o primeiro do mundo totalmente integrado, com teto retrátil combinado, campo e parede de LED — inovação arquitetônica que permite que o espaço se transforme em diferentes cenários em pouco tempo.
  • São esperados ainda uma pista para carros de corrida ao redor dos parques temáticos e um distrito inteiro dedicado a jogos de e-sports.
  • O primeiro poderá suportar carros com velocidades que podem chegar a 325 km/h.
  • Já o segundo é a coisa mais futurista que você verá hoje.
Imagem: Reprodução/Qiddiya

Por fim, também se destaca o Aquarabia, parque aquático com oito zonas temáticas e 250 mil metros quadrados anexo ao Six Flags.

publicidade

Serão 22 atrações, entre elas uma piscina de ondas, um local para treinamento de caiaque em corredeiras, um local que simula o mar, com ondas muito altas, um carro aquático que leva visitantes em um trajeto debaixo d’água e a mais alta montanha-russa aquática do mundo, com mais de 42 metros.

Piscina deve trazer ondas muito realistas – Imagem: Divulgação/Qiddiya

O Aquarabia também terá uma rede própria de hotelaria, com 81 luxuosas cabanas climatizadas, que ficarão espalhadas pelo parque.

Vale destacar que a inauguração do parque aquático pode estar próxima: segundo o site de Qiddiya, 72% das atrações já estão prontas e a previsão é que o local abra em 2025.

As informações são do New Atlas.