A Samsung possui recurso extra para seus usuários da linha Galaxy que visa proteger ainda mais as informações da pessoa e o que ela compartilha com apps: o Painel de Segurança e Privacidade.

Segundo a Samsung, o usuário pode escolher compartilhar apenas alguns de seus dados com aplicativos, “para que estas informações sejam utilizadas na melhoria da sua experiência online“.

publicidade

Leia mais:

A ideia da sul-coreana, com o Painel de Segurança e Privacidade, é simplificar o gerenciamento de dados do usuário de acordo com suas próprias preferências.

publicidade

Painel de Segurança e Privacidade nos Samsung Galaxy

  • O Painel de Segurança e Privacidade, disponível nos Samsung Galaxy, é espaço dedicado que apresenta quais aplicativos podem visualizar os dados dos usuários, bem como eles são utilizados;
  • Sua interface é simples e objetiva (veja abaixo);
  • O recurso está disponível nos Samsung Galaxy com a interface da Samsung One UI 5 em diante (atualmente, a One UI mais avançada é a 6.1);
  • Os dispositivos Samsung que já têm a novidade são os novos Galaxy A35 5G e A55 5G, Galaxy M15 5G e M55 5G, a linha Galaxy S24 e os tablets da linha Galaxy Tab S9;
  • A Samsung diz que a ferramente permite que as pessoas entendam o que pode estar em risco;
  • No Painel, o status de segurança e opções de configuração estão bem visualizados pelos usuários das linhas Galaxy.

Painel de Segurança e Privacidade reúne diversos recursos úteis (Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

Para acessar o recurso, basta acessar “Configurações”, depois, em “Segurança e Privacidade”. A seguir, conheça quatro permissões importantes disponíveis no Painel de Segurança e Privacidade:

publicidade

Gerenciamento de anúncios

Para quem faz compras online e não quer receber anúncios direcionados (aqueles que insistem com produtos que visitamos), basta acessar o Painel de Segurança e Privacidade, selecionar “Mais Configurações de privacidade”, depois “Anúncios” e, por fim, “Excluir o ID de publicidade”.

Gerenciamento de serviços baseados em localização

Conforme mais e mais apps pedem sua localização, o que pode ser muito inconveniente e até perigoso. Nesse sentido, para controlá-lo, no Painel de Privacidade e Segurança, o usuário tem acesso a quais aplicativos monitoraram a localização nas últimas 24 horas, fornecendo a opção de selecionar nova configuração, como compartilhar a localização apenas quando utilizar o aplicativo, ao invés de liberá-la o tempo todo.

publicidade

Gerenciamento de permissões de microfone e câmera

Donos de dispositivos Samsung Galaxy podem escolher os dados acessíveis por determinados apps, podendo exigir diferentes permissões a depender de cada situação.

Por exemplo, enquanto o usuário estiver jogando, o game pode solicitar o uso do microfone para comunicação com outros jogadores, mas caso o aplicativo tenha acesso ao microfone a todo momento, isso pode ser modificado no Painel de Segurança e Privacidade, podendo até revogar o acesso ao microfone quando o aplicativo em questão não está em uso, ou revogar o acesso por completo. O mesmo vale quando se fala do acesso à câmera.

Gerenciamento suas preferências de aplicativos

É comum baixarmos apps que, depois, nos arrependemos ou nem utilizemos mais. Às vezes, para um uso específico, como para uma viagem. Por isso, pode acontecer de não percebermos que eles seguem instalados – e com todos os acessos liberados no primeiro uso dele.

Para evitar que os aplicativos acessem mais do que o necessário, os dispositivos Galaxy têm proteção proativa ao remover permissões de aplicativos que não são usados há certo tempo.