Gabriel Leone e Flávio Tolezani na terceira temporada de Dom. (Imagem: Laura Campanella / Prime Video)
A terceira e última temporada da série Dom, do Prime Video, promete fechar com chave de ouro a trajetória intensa de Pedro Dom. Em entrevista ao Olhar Digital, os atores Gabriel Leone e Flávio Tolezani, que interpretam o protagonista e seu pai, respectivamente, compartilharam suas experiências e reflexões sobre a série que conquistou o público brasileiro.
Leia mais:
Perguntados sobre o retorno aos personagens, Flávio Tolezani expressou a satisfação de revisitar Victor pela terceira vez: “É um prazer, é uma delícia fazer essa série. Retomar ele pela terceira vez, a gente vem falando isso sempre, quer dizer, é uma possibilidade única. Para a gente foi a primeira vez [que pudemos] fazer isso, revisitar o personagem pela terceira vez.”
Segundo ele, tanto tempo imerso no papel trouxe maturidade e profundidade, especialmente considerando os desafios externos, como a pandemia, que aumentaram o intervalo entre as temporadas. “Então revisitar isso em um trabalho que tem uma repercussão tão positiva é maravilhoso, é incrível mesmo,” completou Tolezani.
Gabriel Leone comentou as cenas de ação da temporada final, um elemento chave na série: “As cenas de ação são sempre interessantes, porque, na verdade, é um grande quebra-cabeça entre a gente e os dublês e decupagens, storyboard e tal. E isso aconteceu em todas as temporadas. Mas Dom tem uma parte de ação importante, tanto o Pedro quanto o Victor também nas missões que ele faz.”
Uma cena em particular, a sequência do túnel — que aparece no final da primeira e da segunda temporada, mas só tem seu desfecho com o final da série —, foi gravada ao longo das três temporadas. Leone detalhou: “A gente gravou ela em três pedaços. A gente gravou o primeiro pedaço na primeira temporada, o segundo na segunda e o terceiro agora na terceira. E já na segunda a gente teve uma surpresa, que foi a mudança de toda a iluminação do túnel Rebouças, onde a gente filmou.”
A complexidade da gravação exigiu um trabalho minucioso de pós-produção, incluindo ajustes de iluminação para manter a continuidade visual. “Acho que o túnel, se não me engano, foi repintado, então teve que ter todo um trabalho de pós em cima disso,” explicou Leone.
A série Dom é conhecida por abordar temas delicados como violência policial e tráfico de drogas. Flávio Tolezani destacou a importância de tratar desses assuntos. “Eu acho que é muito importante. Eu tenho o prazer, eu gosto de fazer — fiz muito isso na vida e fico muito feliz com isso —, trabalhos que realmente tinham uma função social, que contavam alguma coisa relacionada a realmente problemas da nossa sociedade.”
Ele enfatizou como a série provoca discussões sobre questões sociais, influenciando a percepção do público sobre temas como dependência química e desestruturação familiar. “Isso mexe numa discussão, uma possibilidade de uma discussão dentro da sociedade. Isso mexe no núcleo familiar que vê uma família que é completamente desestruturada por causa do vício, por causa da cocaína.”
Questionados sobre o legado de Dom, Gabriel Leone refletiu sobre o impacto da série. “Eu acho que, acima de tudo, a ideia original da série, o motivo de contar essa história — que é uma história triste, é uma tragédia —, isso mexe ainda com os familiares que estão vivos, que estão envolvidos diretamente. Mas acho que tem uma importância social muito grande.”
Leone ressaltou que a série não apenas entretém, mas também ilumina questões críticas, especialmente a dependência química. “A gente não traz necessariamente soluções ou respostas, mas acho que só o fato de a gente falar sobre isso já tem uma importância muito grande.”
Dom conclui sua jornada trazendo à tona debates importantes e deixando uma marca indelével na representação das complexidades da vida no Rio de Janeiro.
A série Dom é um drama criminal brasileiro disponível na Amazon Prime Video, baseado em eventos reais e inspirada no livro “Dom: A História de Pedro Dom” de Tony Bellotto. O livro narra a história real de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom (Gabriel Leone), que ganhou notoriedade nos anos 2000, e a relação dele com seu pai, Victor Dantas (Flávio Tolezani), um policial que luta contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a série:
A última temporada de Dom chega ao catálogo do Prime Video nesta sexta-feira, 24 de maio, trazendo o desfecho da história de Pedro Dom. As duas primeiras temporadas estão no catálogo do Prime Video.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de maio de 2024 15:57