(Imagem: Opera)
A Opera firmou parceria com o Google para integrar seus modelos de inteligência artificial (IA) Gemini ao Aria, assistente de IA do seu navegador. Lembrando que usuários do Opera já contam com as capacidades dos grandes modelos de linguagem (LLMs) da OpenAI quando utilizam o assistente.
Segundo a Opera, seu mecanismo de IA Composer pode processar a intenção do usuário com base em sua consulta (leia-se: comando) e, em seguida, decidir qual modelo usar para cada tarefa específica.
Leia mais:
O Google chamou o Gemini de “o modelo mais capaz que [já] construiu” quando anunciou oficialmente o LLM em 2023. Desde então, a empresa anunciou recursos impulsionados pelo Gemini em seus produtos e construiu o chatbot de IA Gemini diretamente no Android.
A Opera informou em seu site que, graças à integração do Gemini, seu navegador “agora poderá fornecer aos seus usuários as informações mais atualizadas, com alto desempenho.”
A parceria da empresa com o Google também permite que o Aria ofereça novos recursos experimentais como parte de seu programa AI Feature Drop.
Os usuários que têm a versão Developer do navegador Opera One podem experimentar gratuitamente um novo recurso de geração de imagens alimentado pelo modelo Imagen 2 do Google.
Além disso, os usuários podem ouvir o Aria ler as respostas em tom conversacional usando o modelo de texto para áudio do Google. Se tudo correr bem durante os testes, a Opera pode lançar os recursos para todos.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de maio de 2024 13:48