Imagem: Divulgação/Kenworth
O sonho de qualquer condutor é conseguir economizar combustível. O caminhão SuperTruck 2, da Kenworth, fez justamente isso: com uma série de mudanças, o veículo extraiu seu máximo em eficiência e diminuiu o gasto de combustível em 50%.
O caminhão foi exibido na exposição automobilística Advanced Clean Transport, em Las Vegas (EUA), e superou a eficiência do modelo anterior da Kenworth em 100%.
Leia mais:
O projeto não foi simples e fez parte de desafio do Departamento de Energia dos EUA, no qual os caminhões deveriam melhorar a eficiência sem abandonar o combustível diesel.
Segundo Jim Walenczak, gerente da Kenworth, em comunicado à imprensa repercutido pelo New Atlas, o modelo com mais eficiência de combustível do setor antes do SuperTruck 2 era o Kenworth T660. A melhoria com o lançamento foi de 136%.
As mudanças não foram simples:
Um motor a diesel moderno de caminhão tem eficiência média de 47%. O SuperTruck2, na prática, alcançou recorde: chegou a 55,7%. Em comparação, foi melhoria de quase 10%. Há um porém: economizar combustível não deve ser tão fácil assim, já que a Kenworth não produzirá o modelo.
O engenheiro-chefe da empresa, Keith Adams, destacou como o SuperTruck2 cumpriu o desafio e foi “tremenda oportunidade para considerar o que será possível à medida que olhamos para o futuro”.
Ainda que não vire realidade tão cedo, o caminhão mostrou à indústria que é possível economizar combustível e melhorar a eficiência.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de maio de 2024 21:36