Eu já perdi a conta de quantas vezes deixei meu celular cair. Aprendi sofrendo na pele a importância de colocar uma boa película e capinha de proteção. E imagino que tenha acontecido a mesma coisa com você.

Mas sabia que esses aparelhos, embora pareçam frágeis, não foram feitos para quebrar? Pelo contrário: eles passam por vários testes de qualidade e durabilidade antes de irem para o mercado. Principalmente os smartphones à prova d’água. Até por que não teria sentido uma marca anunciar tal característica e o telefone quebrar na primeira chuvinha que ele toma.

publicidade

Leia mais

Eu sabia dessa informação, mas nunca tinha visto um teste desses antes. Até agora! O youtuber americano Marques Brownlee visitou recentemente um laboratório da Apple e pôde acompanhar de perto como a empresa faz para medir a resistência dos novos iPhones.

publicidade

Vale destacar que o iPhone é considerado um aparelho bem forte. Eu nunca tive um, mas conheço gente que garante que o celular é duro na queda – tanto que tem uma galera com o iPhone 6 inteirinho até hoje.

iphone
As imagens a seguir mostram os testes com o iPhone – Imagem: LittlePigPower/Shutterstock

E, olha, vendo os testes, dá para entender por que o smartphone da Apple é tão durão assim…

publicidade

Os testes

  • Primeiro, colocam o iPhone debaixo de algo que lembra um chuveiro.
  • A água cai de forma ininterrupta, simulando o que seria uma chuva.
  • Logo na sequência vem um outro teste, esse com um jato de baixa pressão.
  • O terceiro teste é bem mais insano: o aparelho precisa aguentar o jato do que parece ser uma mangueira de incêndio!
  • Na última experiência com água, o celular fica submerso por um longo, para saber até quando ele aguenta.
  • Achou os testes fáceis? Pois agora que começa a parte pesada.
  • A Apple programou um robô para jogar os aparelhos no chão por todos os ângulos possíveis.
  • E a empresa coloca pisos diferentes também, para saber se o iPhone vai quebrar em um chão de concreto, ou num taco de madeira, ou ainda em um azulejo de banheiro.
  • Detalhe que tudo é filmado, com opção para assistir em câmera lenta, justamente para não deixar escapar nada.
  • Segundo especialistas, isso pode ajudar a revelar problemas estruturais no projeto.

Mais testes

Por fim, o youtuber mostrou um teste que consiste em agitar o telefone em frequências diferentes, simulando um passeio de motocicleta ou ainda uma viagem de Metrô.

A ideia é que todas as funções do iPhone operem perfeitamente após situações cotidianas como essa. Essa simulação é importante por que antigamente alguns usuários reclamaram que a câmera parava de funcionar depois que eles desciam de motos potentes, como uma Harley-Davidson.

publicidade

Além desses vídeos com os testes, o youtuber publicou algumas partes da conversa que ele teve com o chefe da Engenharia de Hardware da Apple, John Ternus. Para assistir, basta seguir o fio das postagens anteriores.

Lembrando que todos esses testes são feitos em ambiente controlado. E pela própria empresa. Eu, se fosse você, não tentaria replicar em casa.

As informações são do Digital Trends.