Anualmente, no dia 30 de junho, a comunidade astronômica celebra o Asteroid Day (Dia Internacional do Asteroide). A data foi sancionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco de conscientização pública sobre o papel dos asteroides na formação do Sistema Solar, seu impacto nos recursos espaciais e a importância de defender nosso planeta de possíveis colisões futuras.

Segundo estimativas da NASA, que monitora as trajetórias de todas as rochas espaciais consideradas potencialmente perigosas, a Terra não enfrenta qualquer risco de impacto apocalíptico pelo menos nos próximos 100 anos. Esse acompanhamento é fundamental para colocar em prática sistemas de defesa planetárias que se fizerem necessários em casos reais de ameaça.

publicidade

Para saber um pouco mais sobre o Asteroid Day, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (7), que tem como convidada a astrônoma amadora Lorrane Olivlet, que já acumula pelo menos 60 detecções de possíveis asteroides. Ela foi nomeada vice-coordenadora nacional do Asteroid Day no Brasil e já está trabalhando ativamente para a promoção de eventos em todo o país.

Lorrane Olivlet, astrônoma amadora brasileira que já detectou em torno de 60 asteroides, é divulgadora científica e participa de diversas competições de astronomia. Crédito: Arquivo pessoal

Lorrane vai falar também sobre a missão Psyche, da NASA, lançada no ano passado rumo ao asteroide rico em metal 16 Psyche, que os cientistas suspeitam ser o núcleo remanescente de um planetesimal (um bloco de construção de um planeta) – algo semelhante ao núcleo da Terra. Por isso, a investigação deste corpo pode trazer revelações sobre o nosso próprio mundo.

publicidade

Leia mais:

Representação artística da missão Psyche, da NASA, chegando ao asteroide 16 Psyche. Crédito: NASA

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).