Saber como alterar o formato de um arquivo pode ser muito importante para quem trabalha com diferentes tipos de documento. Isso porque alguns formatos podem ser mais adequados para diferentes máquinas ou sistemas operacionais. Por isso, separamos três formas fáceis para ensiná-lo a como alterar o formato dos arquivos no PC Windows.

Leia mais:

publicidade

3 formas de alterar o formato de um arquivo no PC Windows

Renomeie o arquivo

renomear arquivo windows
Reprodução: Make Use Of

Quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um arquivo, um menu com várias opções fica disponível. Ao selecionar a opção “Renomear”, contudo, você pode fazer mais do que apenas mudar o nome do arquivo, como também alterar o seu formato.

Antes de realizar esse passo, você precisa saber a extensão do arquivo. Para isso, você pode apenas deixar a seta do mouse sobre o arquivo e um pop-up vai mostrar informações detalhadas; ou basta clicar no arquivo com o botão direito do mouse e selecionar a aba “Propriedades” para encontrar vários detalhes sobre o arquivo.

publicidade

Uma vez que souber qual a extensão, clique no botão de renomear, insira um ponto final, e depois o formato do arquivo. Por exemplo, se antes estava “123.png” você muda para “123.jpg” (sem as aspas).

Vale destacar que esta mudança tem algumas limitações, mas deve funcionar para vários documentos.

publicidade

Utilize a opção “Salvar como”

opção de salvamento do word no pc windows
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Programas como Word, Excel, PowerPoint e vários outros permitem que você crie um arquivo e que possa salvá-lo mais tarde. Neste processo de salvamento, é possível salvar o documento em seu formato original, ou escolher um outro formato.

Para isso, você deve clicar na opção “Salvar” e depois em “Salvar como”. Em seguida, uma barra de opções deve ficar disponível para você, então, basta selecionar o formato do arquivo desejado.

publicidade

Além do Windows, aplicativos e plataformas online também dispõe desta opção, como o Canva, por exemplo. Por isso, é importante prestar atenção.

Acesse um conversor online gratuito

converter pdf para word
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Se nenhuma das duas formas funcionou para você ou as achou muito complicadas, então saiba que ainda é possível utilizar sites para fazer todo o trabalho. Basta digitar na barra de pesquisa do Google o tipo de conversão que você deseja. Por exemplo: converter PDF para Word.

Assim que digitar os formatos desejados e iniciar a pesquisa, uma relação de sites ficará disponível para você testar. Contudo, há algo que recomendamos: não envie arquivos que tenham dados pessoais seus.

Fazer a conversão você mesmo em seu computador é uma coisa, mas ao enviar seus arquivos para um site terceiro, é importante não compartilhar dados sensíveis, pois há sempre o risco destes dados vazarem. Desde que tome esta cautela, tá liberado usar sites de conversão.