O Google anunciou um novo recurso que poderá bloquear automaticamente a tela de smartphones Android roubados ou furtados. Anunciada em evento realizado no Brasil nesta terça-feira (11), a funcionalidade entrará em operação a partir de julho deste ano. 

Para falar mais sobre o assunto, recebemos nosso colunista Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial. Ele explicou que a tecnologia tem potencial para coibir esse tipo de crime:

publicidade

Mas na hora que um ladrão pega da sua mão o seu celular, existe um certo padrão nesses acelerômetros, nesses dados, nessas posições, nessas velocidades que uma inteligência artificial consegue entender como sendo, olha, isso aqui foi alguém pegando o céu da sua mão, Não foi você tirando do bolso, não foi você mexendo. Isso é incrível, é muito legal. Então usar uma IA para detectar um movimento brusco específico, que é exatamente alguém pegar na sua mão, é um grande avanço que a gente pode usar para nos proteger. Então vejo de maneira positiva.
Roberto Pena Spinelli

A coluna Fala AI é exibida toda terça-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!