Há novo elétrico na categoria de mais rápido do mundo, e é um nome familiar. A empresa japonesa de fabricação e engenharia de automóveis Aspark desenvolveu versão atualizada do hipercarro ultrarrápido OWL, em parceria com a Manifattura Automobili Torino. A velocidade que o EV alcançou na pista? Incríveis quase 439 km/h.

A Aspark é uma empresa de engenharia e design de veículos fundada em Osaka (Japão), há quase 20 anos. Durante este tempo, grande parte do foco da empresa girou em torno do OWL.

Vídeo relacionado

Leia mais:

publicidade
Veículo passou de 400 km/h (Imagem: Aspark)

Apenas treze anos após sua fundação, ela chamou atenção, quando colocou um protótipo do OWL na pista para tentar bater o tempo de 0-100 km/h do carro de segunda geração do Tesla Roadster. E ele conseguiu, com tempo de 1,9 segundos.

Aspark OWL e seus detalhes

  • O OWL chegou ao mercado e chegou a deter o título de elétrico mais caro do mundo, valendo 2,9 milhões de euros (R$ 16,92 milhões, na conversão direta) durante vários anos;
  • Como relembra o Electrek, o OWL original pode fornecer potência total de 1,98 mil cv (1.456 kW), 1.920 Nm de torque e 400 km de alcance;
  • Atualmente, ele também está sendo vendido na Europa, Japão e EUA desde março;
  • Essa versão continua sendo entre as mais rápidas do mundo, acelerando de 0-100 km/h em 1,72 segundos e atingindo velocidade máxima de 413 km/h.

Nesta quarta-feira (12), a Aspark compartilhou vídeo da nova versão, chamada OWL SP600, aclamada como o EV mais rápido do mundo, justamente após atingir os 438,7 km/h.

publicidade

A empresa japonesa descreve o OWL SP600 como “uma evolução do Aspark OWL original”, com pneus Potenza Race personalizados da Bridgestone. Antes da tentativa de recorde, a Aspark submeteu o EV a uma campanha específica de atividades de validação em túnel de vento e vários dias de testes em pista com Marc Basseng, piloto profissional e vencedor das 24h de Nurburgring (Alemanha).

publicidade
Nova versão do OWL acabou de quebrar recorde de maior velocidade (Imagem: Aspark)

Já se passaram cerca de dez anos desde que começamos a trabalhar no OWL Hypercar. Nosso objetivo era um carro com a aceleração mais rápida do mundo e, em seguida, tentamos e alcançamos os recordes mundiais de velocidade máxima hoje com nosso novo hipercarro OWL SP600. Esta capacidade técnica inspira todos os envolvidos à excelência pessoal e a desafiar e crescer aos trancos e barrancos em direção ao futuro.

Masanori Yoshida, CEO da Aspark

Veja imagens da quebra do recorde, realizado na Alemanha: