A Archer Aviation é mais um nome na vanguarda do setor eVTOL, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidos como “carros voadores”. No início desse mês, o carro voador Midnight concluiu pela primeira vez uma manobra complicada chamada “voo de transição”, essencial para colocar o modelo em funcionamento comercial.

Leia mais:

publicidade

Manobra foi a primeira do carro voador da Archer

A Archer Avation fez seu primeiro voo de transição em novembro de 2022. Na ocasião, o modelo que completou a manobra foi o Maker, o primeiro carro voador da empresa em escala real.

Em 8 de junho deste ano foi a vez do Midnight, que superou os 160 km/h enquanto realizava o procedimento.

publicidade

O voo de transição é uma etapa essencial nos testes para viabilizar a operação dos carros voadores. A manobra consiste na decolagem vertical da aeronave, como um helicóptero, e a transição dos rotores para a horizontal em pleno ar, para impulsionar o modelo para frente. Antes do pouso, o caminho inverso acontece: os rotores vão da horizontal para a posição inicial e pousam verticalmente.

Veja o momento da transição:

publicidade

Archer já tem certificação para operação e planos para táxi aéreo

  • No início do mês, pouco antes da manobra ser divulgada, a Archer Avition declarou que recebeu a certificação para operações comerciais nos Estados Unidos;
  • O modelo certificado é justamente o Midnight, o principal táxi aéreo elétrico da empresa. O Olhar Digital reportou aqui;
  • Nos últimos meses, a Archer Aviation firmou diversas parcerias ao redor do mundo para comercializar o modelo. Segundo o Electrek, um serviço de táxi aéreo está nos planos para a Índia e Emirados Árabes Unidos;
  • A companhia também fez uma parceria com a KaKaoMobility, da Coreia do Sul, para operações a bordo do carro voador até 2026;
  • Com a certificação, detalhes de operação e maximização da tecnologia separam o Midnight das operações comerciais.
Carro voador Archer Midnight
Midnight é a principal aposta da Archer para setor de carros voadores (Imagem: Divulgação/Archer Aviation)

Carro voador Midnight comporta quatro passageiros e faz voos rápidos

O Midnight é o carro voador chefe da Archer Aviation atualmente.

O modelo é pilotado e comporta quatro passageiros a bordo. Mesmo pesando cerca de 2.950 quilos (uma das mais pesadas do setor), a aeronave é capaz de realizar voos consecutivos rápidos, o que a torna uma boa opção para serviços de táxi aéreo.

publicidade

Como próximos passos, a Archer diz que vai continuar os testes de voo do Midnight, incluindo em rotas comerciais simuladas e em operações com manobras.

A infraestrutura, velocidade e resistência do carro voador também deve passar por mais implementações até estar disponível comercialmente.