O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado em 18 de junho. As inovações tecnológicas têm se destacado como aliadas importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. 

Leia mais:

publicidade

Essas tecnologias emergentes, que vão desde aplicativos personalizados até o uso de inteligência artificial na prevenção de doenças, oferecem novas oportunidades de desenvolvimento, interação e inclusão social. Vamos conhecer algumas delas.

1. Plataforma tecnológica integrada 

Reconhecendo a escassez de profissionais e o valor do tempo desses especialistas, a Genial Care criou um sistema que agrupa todas as informações relevantes das crianças autistas, permitindo um acompanhamento mais eficiente do progresso delas.

publicidade

“Desenvolvemos uma ferramenta onde é possível centralizar todas as informações daquele caso e garantimos uma comunicação com todos os profissionais envolvidos. Dessa forma, a gente consegue ter uma visão ampla daquela criança”, explica a psicóloga e Diretora Clínica na Genial Care, Thalita Possmoser.  

2. Inteligência artificial como auxiliar na prevenção de doenças

A Tismoo.me utiliza tecnologia de inteligência artificial para prevenir doenças. Com base no perfil e no estilo de vida da pessoa, é possível, nos primeiros contatos e conversas com a família ou com a própria pessoa autista, identificar a probabilidade de desenvolvimento de diferentes enfermidades.

publicidade

Isso permite direcionar adequadamente o cuidado necessário para aquela família. Outra ferramenta é o aplicativo Tismoo.me, que tem em vista orientar e manter as pessoas informadas sobre o autismo e a prevenção ao suicídio. 

Fita com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista
Junho é o mês em que temos o Dia Mundial do Orgulho Autista – Imagem: Vetre/Shutterstock

3. Dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA)

Esses dispositivos, como tablets com aplicativos específicos, permitem que pessoas com autismo que têm dificuldades na fala se comuniquem de forma eficaz. Eles oferecem símbolos visuais, texto ou voz sintetizada para expressar necessidades, desejos e pensamentos, promovendo a autonomia e a interação social.

publicidade

4. Aplicativos de apoio emocional e gerenciamento de estresse

Aplicativos móveis projetados para indivíduos com autismo podem oferecer estratégias de gerenciamento de estresse, técnicas de relaxamento e apoio emocional. Eles podem incluir recursos como visualizações guiadas, exercícios de respiração, diários de humor e ferramentas de autoavaliação emocional, ajudando a promover o autocuidado e a regulação emocional.

5. Sistemas de suporte à vida independente

Tecnologias inteligentes para casa, como assistentes virtuais e dispositivos IoT (Internet das Coisas), podem ajudar indivíduos com autismo a viver de forma mais independente. Esses sistemas podem incluir lembretes de tarefas, assistência na organização de rotinas diárias, controle de dispositivos domésticos e suporte à segurança, oferecendo maior autonomia e qualidade de vida.

6. Dispositivos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)

A tecnologia de VR e AR pode ser utilizada para criar ambientes virtuais controlados que ajudam as pessoas com autismo a praticar habilidades sociais e comportamentais em um ambiente seguro e familiar. Por exemplo, esses dispositivos podem simular situações sociais, como interações em grupo ou idas ao supermercado, permitindo que os indivíduos pratiquem e se familiarizem com essas experiências.

7. Tecnologias de aprendizagem personalizada

Plataformas de aprendizagem adaptativa e personalizada são úteis para pessoas com autismo, pois oferecem currículos e materiais educacionais ajustados a necessidades e estilos de aprendizagem únicos. Essas tecnologias incluem jogos educativos, tutoriais interativos e recursos multimídia que promovem o desenvolvimento acadêmico, cognitivo e social.

Mãos segurando uma fita estampada com um quebra-cabeça colorido
Tecnologia pode ajudar na comunicação de pessoas com TEA – Imagem: SewCream/Shutterstock