Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (19):

Perseverance vence barreiras e conhece o ‘Anjo Brilhante’ de Marte

Desde janeiro, o rover Perseverance, da NASA, está explorando o lado sul de Neretva Vallis, um antigo leito de rio que alimentava a cratera Jezero, onde o rover pousou em Marte. O próximo destino visível da equipe de controle seria Bright Angel (o ‘Anjo Brilhante’), nome dado aos afloramentos claros que poderiam ser rochas que apareceram quando as águas eventualmente secaram.

publicidade

Tempestade solar recorde eletrificou a Terra

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, no fim de semana de 10 e 11 de maio deste ano, a Terra foi atingida por uma supertempestade geomagnética. De acordo com a plataforma de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com, além de proporcionar algumas das auroras mais espetaculares dos últimos 500 anos, o evento também teve um impacto significativo na eletrificação do planeta.

Olhar do Amanhã: a tecnologia como cultura universal

Você já parou para pensar como a tecnologia vai se somando à nossa vida? Em um momento, um aparelho ou software é uma grande novidade. Provavelmente, você ficou muito impressionado quando comprou seu primeiro celular com câmera. E depois, quando comprou o seu primeiro touch screen. Hoje, basicamente, não existem smartphones diferentes disso.

publicidade

Você tem gastrite? Pílula inteligente funciona como um GPS no seu estômago

Pesquisadores da Escola de Engenharia Viterbi, localizada na Universidade do Sul da Califórnia (USC Viterbi), desenvolveram uma pílula inteligente que pode ser rastreada em tempo real no trato gastrointestinal e é capaz de detectar gases estomacais relacionados à gastrite e ao câncer de estômago.

Mistério sobre origem das placas tectônicas pode ter sido revelado

Um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters indica que, há bilhões de anos, a colisão entre a Terra e Theia originou algo além da Lua: as placas tectônicas. Conforme descrito pela equipe, o impacto entre os planetas teria gerado o calor necessário para criar os blocos rochosos.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!