O que é tecnologia? Podemos definir como um “conjunto de coisas com função prática que não entendemos direito como funcionam. Quando não entendemos e não enxergamos aplicação definida, chamamos de ciência. Já quando entendemos e conhecemos a função, chamamos de artefato”. Essa foi a explicação do doutor Alvaro Machado Dias em sua coluna no jornal Folha de São Paulo.

No texto, o neurocientista defendeu que, com a onipresença de artefatos sofisticados em nosso dia a dia, a tecnologia será também um sinônimo de cultura universal.

publicidade

 E esse foi o assunto do Olhar Digital News de hoje!

O que a gente vê acontecendo é a concentração de diversos objetos, diversos artefatos tecnológicos, num único. Então, por exemplo, o celular tijolão, o GPS, a Câmera fotográfica, o MP3 num smartphone e assim por diante, reduzindo a percepção ou efetivamente o número de artefatos no mundo. Eles vão se concentrar. Então a gente tem aí nesse sentido algo que caminha na linha contrária do que a gente tem. Esses filminhos que vão do Big Bang até os dias atuais, que as coisas vão se expandindo, a gente tem algo andando na direção contrária, ou seja, a redução da entropia.
Alvaro Machado Dias

A coluna Olhar do Amanhã é exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!