O Spotify agora permite que podcasts não-hospedados em sua própria plataforma façam o upload de vídeos nos episódios. A empresa liberou o novo recurso na semana passada sem fazer nenhum anúncio público, confirmou porta-voz do Spotify ao TechCrunch.

Os vídeos em episódios de podcasts no Spotify, até então, só eram permitidos nos podcasts hospedados na própria plataforma da empresa, o Spotify for Podcasters. A mudança permite que qualquer podcast, independente da hospedagem, tenha vídeos ao ser reproduzido no streaming de áudio.

publicidade

Leia mais:

Os criadores de podcasts também podem separar seus feeds de vídeo e áudio, mas isso pode causar certa confusão, pois os episódios passam a ficar duplicados.

publicidade

Para usar o novo recurso, os criadores devem navegar até o portal Spotify for Podcasters, localizar a versão somente de áudio de um episódio de podcast e clicar nos três pontos à direita para adicionar uma versão em vídeo.

publicidade
spotify
Spotify vem buscando privilegiar os conteúdos de vídeo (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

O Spotify tem se concentrado mais em podcasts de vídeo nos últimos anos, o que parece estar valendo a pena. A plataforma, agora, tem mais de 250 mil podcasts de vídeo, contra 100 mil que existiam em 2023.

“O vídeo está se tornando fundamental para a experiência global do Spotify”, disse Maya Prohovnik, vice-presidente de produtos de podcast do Spotify, em comunicado.

publicidade

“Com o número de podcasters publicando vídeos em nossa plataforma crescendo quase 70% no ano passado, fica claro que os podcasts de vídeo estão repercutindo entre os usuários, e o apetite por conteúdo de vídeo aumentou imensamente”, completou Maya.

Público do Spotify está preferindo consumir vídeos

  • Há mais de 170 milhões de usuários globais assistindo podcasts de vídeo no Spotify, afirma a empresa de streaming;
  • O número de usuários ativos mensais assistindo podcasts de vídeo cresceu 40% ano-a-ano;
  • A plataforma ainda registrou aumento maior nas horas de consumo de vídeo em comparação às horas de consumo somente de áudio no mesmo período.

Spotify
Todos os Podcasters poderão colocar vídeos no Spotify (Imagem: Charles McClintock Wilson/Shutterstock)