É chamado de PC gamer aquele computador que tem um alto poder de processamento para softwares pesados, permitindo que os programas rodem adequadamente e que a reprodução gráfica (vídeos e imagens) não engasgue. Para construir uma máquina como esta, um dos itens essenciais do sistema de hardware é a placa-mãe, que será a responsável por intermediar a comunicação entre todos os dispositivos do computador. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher uma boa placa-mãe para o seu PC gamer.

Leia mais:

publicidade

Procure por uma memória RAM adequada

memória ram pc
Reprodução: Liam Briese/Unsplash

Se você é fã de jogos pesados e com alto processamento gráfico, então a sua placa-mãe precisa, obrigatoriamente, ter uma boa quantidade de memória RAM. Este dispositivo é útil para acessar dados rápidos que o processador requisita, além de executar vários programas ao mesmo tempo, auxiliar a placa-gráfica na reprodução visual do jogo, e muito mais.

De forma geral, para quem busca um desempenho razoável e a reprodução fluida de um jogo, é imprescindível investir em, pelo menos, 16 GB de RAM. Mas, caso possa investir mais, é preferível uma quantidade ainda maior que apenas 16 GB.

publicidade

Confira as especificações da CPU

Também conhecido como processador, a CPU de um computador tem a responsabilidade de interpretar comandos de hardware e software, e executá-los com segurança, eficientemente.

No caso de construir um PC do zero, é muito importante garantir que as especificações técnicas do processador a ser comprado sejam adequadas para o que você pretende fazer, além de oferecer compatibilidade com a placa-mãe.

publicidade

Portanto, na hora de comprar a placa-mãe, é necessário ver quais processadores são compatíveis. Para os jogadores, são recomendadas CPUs com as mais altas velocidades de clock que você puder pagar, além de ter um suporte para memória RAM que possa executar vídeos em altíssimas qualidades (como 2K e 4K).

Veja a compatibilidade dos soquetes da CPU

Imagem: Tester128/Shutterstock

Explicando de forma bastante generalista, o soquete é o encaixe que existe no processador e o que o permite ser fisicamente compatível ou não com uma placa-mãe. Então, antes de comprar uma placa-mãe, você precisa, obrigatoriamente, verificar quais são os soquetes deste hardware para comprar as peças adequadas.

publicidade

Caso contrário, você corre o risco de um comprar um processador que não vai encaixar na sua placa-mãe, por exemplo. O soquete não apenas permite que as peças encaixem, mas que a comunicação elétrica entre CPU e placa-mãe seja eficiente e promova o melhor funcionamento para o seu computador.

Analise as portas embutidas e de expansão

As portas de conexão embutidas são aquelas que já vem instaladas no chip da placa-mãe. Como exemplo, podemos citar USB, HDMI, SATA e muito mais. Já as portas de conexão de expansão são um artigo adicional que permite a adição de mais portas, como PCIe, M.2, etc.

Levando isso em consideração, você deve verificar quais portas estão disponíveis na sua placa-mãe e em qual quantidade, além de verificar se o chip suporta portas de expansão. Por exemplo, há usuários que desejam anexar duas placas de vídeo à placa-mãe, neste caso, seria necessário, pelo menos, slots PCIe x16.

Comprar uma placa-mãe sem verificar esses detalhes com antecedência pode causar uma baita dor de cabeça e impedir que você utilize um ou outro dispositivo.

Consulte as ofertas de preço disponíveis

sistema de refrigeração cooler em gabinete
Divulgação: Cooler Master

Comprar os componentes de um PC pela internet é sempre mais barato do que ir presencialmente a uma loja. Isso porque há inúmeros sites confiáveis online com preços diversos.

Recomendamos que você utilize serviços que comparam os preços, como é o caso do site Buscapé, para encontrar os modelos que cabem no seu orçamento, mas que ainda tenham as especificações técnicas das quais precisa.

Também vale à pena realizar as pesquisas online utilizando o navegador Microsoft Edge, visto que o browser tem um plugin nativo que mostra para você todos os cupons disponíveis nos sites. Para utilizá-lo, basta se encaminhar para o carrinho de compras do site e clicar na barra de cupons: na maioria das vezes, o plugin já se oferece para testar todos os cupons para você, mas também pode acontecer de você precisar fazer isso manualmente. Neste último caso, basta clicar no ícone de cupom, presente na barra de endereço URL, e o software vai mostrá-lo aqueles disponíveis.

Lembre-se, também, de sempre verificar as avaliações de compradores anteriores e de ler atenciosamente as reviews para detectar se a loja é confiável, se fornece garantia, se o produto chegou bem embalado, etc.

Compare o fator de forma

As palavras “fator de forma” são um jeito bonito de dizer que tamanho importa. Nesse caso, o tamanho da sua placa-mãe. Não adianta ter soquetes compatíveis com as demais peças, ter um funcionamento incrível, e no final não caber dentro do seu gabinete.

Por isso, na hora de comprar uma nova placa-mãe para usar dentro do mesmo gabinete, verifique as dimensões disponíveis para ter certeza que a sua placa-mãe conseguirá ser hospedada. Se ela for grande demais, talvez seja melhor comprar um gabinete maior ou escolher uma placa-mãe menor.