Seja em naufrágios, no deserto, em acidentes aéreos ou em outros desastres, as histórias de sobrevivência não apenas entretêm, mas inspiram e desafiam os espectadores a olharem para si mesmos e considerarem o que realmente importa. E tudo isso é feito ao mostrar o quanto as pessoas se esforçam para tentar superar a adversidade.

Os melhores filmes de sobrevivência envolvem os espectadores em cenários de vida ou morte, equilibrando realismo com suspense. Por isso, aqui estão 10 filmes sobre sobrevivência para despertar seus instintos mais primitivos, todos disponíveis na Netflix.

publicidade

Leia também:

Baseados em fatos reais ou não, os filmes com temas que vão desde desastres naturais, o despertar de conflitos humanos, guerras e a luta diária por insumos, até viajantes encalhados ou presos, contam histórias de sobrevivência.

publicidade

Diante de tudo isso, você teria o que é preciso para sobreviver? Confira abaixo os 10 melhores filmes de sobrevivência disponíveis na Netflix.

10. Mar Aberto (2004)

Mar Aberto (2004) via Lions Gate Films/reprodução
Mar Aberto (2004) via Lions Gate Films/reprodução

Mar Aberto é um filme sobre tubarões, um tema clássico em filmes de sobrevivência. Entretanto, o roteiro de Chris Kentis é baseado em eventos reais, que envolvem o desaparecimento de um casal americano que mergulhava próximo da Grande Barreira de Coral, na costa de Queensland, Austrália.

publicidade

Nessa história, um casal sai em uma expedição de mergulho durante as férias, mas eles acabam encalhando a cerca de 30 quilômetros da costa quando a tripulação do barco acidentalmente os deixa para trás.

9. O Declínio (2020)

O Declínio (2020) via Netflix/reprodução
O Declínio (2020) via Netflix/reprodução

Esse filme de suspense canadense, dirigido por Patrice Laliberté, acompanha Antoine, um homem bastante preocupado com um possível desastre natural. Devido a seus temores, ele entra em um programa de treinamento de sobrevivência, liderado por um experiente sobrevivente de meia-idade. Embora os participantes se unam no início, eles se dividem depois que um dos trainees morre em um acidente.

publicidade

8. Awake (2021)

Awake (2021) via Netflix/reprodução
Awake (2021) via Netflix/reprodução

Depois que um evento global repentino destrói todos os aparelhos eletrônicos e elimina uma das capacidade humanas mais básicas, a de dormir, o caos e a violência rapidamente começam a se espalhar pelo mundo. 

Dirigido por Mark Raso, esse filme de suspense apocalíptico conta a história de Jill, que descobre que sua filha pode ser imune ao distúrbio que causa a privação crônica do sono – portanto, ela tenta levar sua filha a um laboratório para ajudar a desenvolver uma cura para todos.

7. O Poço (2019)

O Poço (2019) via Festival Films/reprodução
O Poço (2019) via Festival Films/reprodução

O Poço é um filme espanhol de ficção científica e terror social dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia. A história se passa em uma grande torre, que funciona como uma prisão, e seus residentes são alimentados por meio de uma plataforma que, inicialmente, está cheia de comida. 

Uma vez por dia, a plataforma desce gradualmente pelos níveis da torre, parando por alguns minutos em cada um deles. Os residentes dos níveis superiores podem comer o máximo que puderem, e cada nível recebe apenas as sobras dos níveis anteriores. Assim, quanto mais baixo o nível, menos comida resta na plataforma, o que inevitavelmente leva a conflitos.

6. Destinos à Deriva (2023)

Destinos à Deriva (2023) via Netflix/reprodução
Destinos à Deriva (2023) via Netflix/reprodução

Essa produção da Netflix, dirigida por Albert Pintó, acompanha Mia, acompanha uma mulher grávida que precisa escapar de um governo totalitário para salvar a vida da sua filha. Isso porque, em uma Espanha distópica, crianças e grávidas são sacrificadas para conservar os recursos cada vez mais escassos do país.

Para fugir, Mia e seu marido tentam se esconder em um contêiner, mas eles se separam e a mulher grávida precisa se virar sozinha. Para piorar a situação, durante a jornada, uma tempestade forte faz com que o contêiner seja lançado ao mar.

5. Solo (2018)

Solo (2019) via Filmax/reprodução
Solo (2019) via Filmax/reprodução

Solo é outro drama espanhol, desta vez dirigido por Hugo Stuven. O filme conta a história real de um surfista que, após cair de um penhasco e sofrer ferimentos graves, precisa enfrentar o mar, a natureza impiedosa e sua própria agonia física e mental para tentar sobreviver.

4. Onde Está Segunda? (2017)

Onde Está Segunda (2017) via Vendôme Pictures/reprodução
Onde Está Segunda (2017) via Vendôme Pictures/reprodução

Em um futuro não muito distante, a superpopulação mundial resultou em uma política rigorosa de filhos únicos, assim, todas as crianças ilegais encontradas pelo governo são retiradas de suas famílias e colocadas em sono criogênico por tempo indeterminado. 

Nesse thriller distópico de ficção científica, dirigido por Tommy Wirkola, um avô tenta esconder a existência de sete gêmeas idênticas, fingindo que todas são uma única pessoa – até que Segunda não volta para casa depois do trabalho.

3. O Impossível (2012)

O Impossível (2012) via Warner Bros./reprodução
O Impossível (2012) via Warner Bros./reprodução

Esse filme espanhol de drama sobre desastres, dirigido por J. A. Bayona, é baseado na experiência real de María Belón e sua família no tsunami de 2004, que ocorreu no Oceano Índico.

Neste enredo, Maria Bennett, seu marido e seus três filhos saem de férias no Natal, com destino a Khao Lak, na Tailândia. Quando chegam, eles começam a aproveitar os dias relaxando no resort no qual estão hospedados. Dois dias depois, no entanto, o enorme tsunami do Oceano Índico inunda a área e a família precisa se reunir para sobreviver.

2. Bird Box (2018)

Bird Box (2018) via Netflix/reprodução
Bird Box (2018) via Netflix/reprodução

Esse filme de suspense pós-apocalíptico, dirigido por Susanne Bier, acompanha Malorie Hayes enquanto ela tenta proteger a si mesma e a seus dois filhos de entidades que fazem com que as pessoas que as olham entrem em um transe e se matem.

Entre os suicídios em massa que estão destruindo a sociedade e a tentativa de sobreviver a essas entidades, Malorie tem de conduzir seus filhos em uma jornada para a segurança, para encontrar um grupo de outros sobreviventes – tudo isso com os olhos vendados.

1. Contra o Gelo (2022)

Contra o Gelo (2022) via Netflix/reprodução
Contra o Gelo (2022) via Netflix/reprodução

Esse filme de sobrevivência, dirigido por Peter Flinth, é baseado na história real contada no livro intitulado Two Against the Ice, de Ejnar Mikkelsen. A história acompanha uma missão dinamarquesa nas profundezas do Ártico para recuperar um mapa e evidências perdidas que poderiam refutar a reivindicação dos EUA sobre a parte norte da Groenlândia.

Durante a expedição no isolamento frio, os homens são forçados a passar dois invernos em uma cabine com alimentos e suprimentos limitados, enquanto seus companheiros de tripulação lutam para montar uma missão de resgate.