Quando o assunto são stalkers no Instagram, muitos pensam em alguém excessivamente curioso. Geralmente alguém que vê todos os seus Stories, curte todas as suas publicações, deixa muitos comentários e, muitas vezes, envia mensagens indesejadas. Entretanto, em casos extremos, os stalkers podem coletar informações específicas, como localização para rastrear suas vítimas na vida real.

Além disso, embora o stalking geralmente seja direcionado a alguém de um relacionamento íntimo, anterior ou atual, uma pessoa também pode ser stalkeada por amigos, colegas de classe ou trabalho, ou alguém sequer conhece – incluindo os matches em aplicativos de namoro.

publicidade

Leia também:

Como reportar um stalker no Instagram

Stalker via Marco_Piunti (iStock)
Stalker via Marco_Piunti (iStock)

Uma das maneiras pelas quais os agressores perseguem as vítimas é por meio do uso da tecnologia, e para isso existe o termo cyberstalking, que se refere a esses tipos de interações. E, à medida que a tecnologia e as redes sociais continuam a crescer, aumentam também as chances de alguém interagir com você de maneira indesejada.

publicidade

Há muitos motivos pelos quais as pessoas podem stalkear alguém online, especialmente no Instagram. Algumas pessoas fazem isso porque estão curiosas sobre alguém que conheceram recentemente; outras fazem isso porque têm inveja das conquistas profissionais ou pessoais da pessoa. Outras ainda o fazem por obsessão. Seja qual for o motivo, uma coisa é certa, o stalking pode ser um problema sério com consequências devastadoras para a vítima.

Como saber se estão te stalkeando no Instagram?

O stalking é definido como um padrão de atenção indesejada, podendo envolver assédio, contato forçado ou qualquer outra conduta invasiva direcionada a uma pessoa específica. Essa atenção constante faz com que a vítima se sinta com medo, ameaçada ou em perigo.

publicidade
Stalker via iStock
Stalker via iStock

Stalkers no Instagram possuem muitas facetas diferentes, alguns, por exemplo, curtem e depois deixam de curtir publicações antigas para enviar notificações, assim chamando a atenção. Essas interações podem se transformar em DMs e comentários com mensagens abusivas ou maliciosas. Em suma, o cyberstalking apresenta tentativas repetidas de entrar em contato com uma pessoa sem permissão, de uma forma que possa causar medo ou estresse.

Como denunciar um stalker no Instagram

Tempo necessário: 5 minutos

Segundo as diretrizes do Instagram, usuários que se sentem ameaçados são incentivados a denunciar e bloquear contas, publicações e comentários por bullying, assédio e discurso de ódio. Siga os passos abaixo para fazer a denúncia de perfil:

  1. Acesse a conta que deseja denunciar

    Toque no nome do usuário ou busque por sua conta para abrir o perfil de quem deseja denunciar;

  2. No canto superior da tela, toque no ícone de três pontos;

  3. No menu, toque em “Denunciar”;

    Como denunciar stalker no Instagram passos 2 e 3

  4. Selecione “Algo sobre esta conta”;

  5. Selecione “Outro motivo”;

    Como denunciar stalker no Instagram passos 4 e 5

  6. Selecione “Bullying ou assédio”;

  7. Toque em “Enviar denúncia”.

    Como denunciar stalker no Instagram passos 6 e 7

Depois de denunciar, você pode restringir ou bloquear um perfil do Instagram. Além disso, quando você bloqueia alguém, o Instagram oferece a opção de bloquear também as contas novas e já existentes dessa pessoa.

publicidade

Outra opção de segurança contra stalkers é denunciar uma mensagem direta. Para isso, você deve denunciar o bate-papo e não a conta, porque a equipe do Instagram que analisa o perfil não tem acesso a mensagens diretas. Siga os passos abaixo:

  1. Abra a conversa (DM) com a mensagem que deseja denunciar;
  2. Toque e segure a mensagem a ser denunciada até que um menu apareça;
  3. Toque na opção “Denunciar”;
  4. Escolha o motivo da denúncia.

Vale ressaltar que o Instagram pode demorar um tempo para processar as denúncias, por isso a plataforma incentiva o bloqueio como uma maneira imediata de se proteger contra assédio ou stalkers.