Aplicativos que são executados secretamente em segundo plano acabam consumindo dados mesmo quando não estão sendo usados, o que reflete também no nível de bateria, que pode diminuir e acabar por conta disso.

Isso acontece principalmente em redes sociais e aplicativos com suporte de anúncios. Porém, a solução é simples: você consegue bloquear o acesso dos aplicativos à internet, de forma seletiva.

publicidade

Ao fazer isso, você consegue não só melhorar o desempenho do seu dispositivo, mas também prolonga sua vida útil e diminui o consumo de dados móveis. Confira abaixo passos simples para bloquear o acesso à internet em aplicativos, otimizando sua experiência no celular.

Leia mais:

publicidade

Por que bloquear o acesso de aplicativos à internet?

Além de preservar a vida útil da bateria do seu celular, há vários outros bons motivos para você considerar essa medida:

  • Evita o uso desnecessário de dados móveis, já que alguns apps podem consumir quantidades grandes sem aviso prévio, podendo fazer com que você exceda sua franquia mensal de dados.
  • Protege informações confidenciais, como senhas e informações bancárias, porque isso pode impedir o acesso não autorizado à internet para suas informações privadas.
  • Impede a exibição de anúncios que podem ser intrusivos, ajudando a ter uma experiência mais simplificada e agradável ao usar os aplicativos do celular.
  • Ajuda a manter o foco e produtividade no trabalho, principalmente porque certos aplicativos interferem na atenção e pode ser um incômodo com as notificações durante o expediente.

Como bloquear o acesso dos aplicativos à internet?

Basicamente, existem duas principais formas de fazer isso: usando os próprios recursos integrados do Android, ou usar uma ferramenta de terceiros.

publicidade

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Bloquear usando as configurações do celular

    Abra o aplicativo Configurações em seu dispositivo;
    Role para baixo e selecione “Aplicativos e Notificações”;
    Toque no aplicativo que você deseja que o acesso à internet seja bloqueado;

  2. Selecione “Dados móveis e Wi-Fi”

    Desative a chave ao lado de “Dados em segundo plano”. Isso impede que o aplicativo use dados quando estiver sendo executado em segundo plano.

  3. Se precisar bloquear totalmente o acesso do aplicativo à Internet, desative o botão ao lado de “Wi-Fi” e “Dados móveis”

  4. Repita os passos para cada aplicativo que você queira bloquear o acesso à internet.

    Alguns aplicativos podem não funcionar corretamente se estiverem com esse bloqueio.

É importante ressaltar que, por mais que os passos acima sejam gerais e possam ser aplicados à maioria dos dispositivos Android, o local específico das configurações pode variar, dependendo da fabricante do dispositivo, da versão do Android e da interface do usuário.

Bloqueando o acesso à internet com aplicativos de terceiros

Também é possível contar com aplicativos que impedem que alguns apps tenham acesso à internet. Eles geralmente são conhecidos como “aplicativo bloqueador de Internet”, e vamos usar como exemplo o Netguard.

publicidade

Para usá-lo, você precisa:

  1. Baixar o app na Google Play Store e fazer sua instalação;
  2. Iniciar o Netguard e aceitar seus termos e condições;
  3. Escolher o aplicativo que precisa do bloqueio de acesso à internet, tocando nele na lista de aplicativos;
  4. Para impedir que o app específico acesse a internet via Wi-Fi e/ou dados móveis, desligue o interruptor ao lado da rede correspondente;
  5. Confirmar sua seleção tocando na marca de seleção no canto superior esquerdo da tela.