O Instagram possui uma série de algoritmos que sugerem diferentes tipos de conteúdo no seu feed e nos reels, além de enviar notificações que o sistema acredita serem compatíveis com seu interesse. Contudo, nem todos os usuários apreciam esse tipo de comportamento automatizado. Por isso, separamos quatro dicas para ajudá-lo a filtrar o conteúdo que você não quer ver no Instagram.

4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram

A seguir, confira 4 formas de filtrar o conteúdo no seu Instagram, do feed às mensagens.

publicidade

Remova comentários e mensagens (DMs) com conteúdo ofensivo

1 - remover mensagens e conteúdos ofensivos do instagram
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Embora os algoritmos tenham um bom desempenho para restringir e censurar palavras de baixo calão ou frases com conteúdos ofensivos, essa taxa de ação não é perfeita. Desta forma, é essencial que os usuários realizem algumas modificações no sistema de configuração padrão para melhorar a filtragem de conteúdo ofensivo.

Para isso, acesse o seu perfil no Instagram e selecione o ícone com três barrinhas horizontais para ser direcionado às configurações. Quando uma lista de comandos aparecer, selecione “Palavras Ocultas” > “Continuar”. Ative os três botões rolantes que aparecem, então, na seção “Palavras e Frases personalizadas”, clique em “Gerenciar palavras e frases personalizadas” e adicione todas as palavras que serão proibidas nos seus comentários e mensagens. Por fim, volte para a seção de “Palavras e frases personalizadas” e ative os botões “Ocultar Comentários” e “Ocultar solicitações de contato”.

publicidade

Gerencie o seu conteúdo

gerencie o conteúdo que fica disponível para você
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Semelhante ao que foi exposto no tópico anterior, também é possível impedir que postagens de fotos e vídeos sejam recomendados para você caso contenham determinadas palavras na legenda.

Leia mais:

publicidade

Acesse o seu perfil, entre nas configurações e selecione “Sugestão de conteúdo”, clique em “Palavras e frases específicas”, e adicione no campo de texto todas as palavras, frases e emojis ofensivos. Desta forma, o sistema não irá mais recomendar postagens que tenham esses dados, promovendo uma filtragem mais assertiva.

Voltando para a mesma seção de “Sugestão de conteúdo”, clique em “Conteúdo sensível” e escolha a opção “Menos” para indicar que a sugestão de conteúdos sensíveis não deve ser prioridade para você.

publicidade

Informe o sistema sempre que possível

Atualmente, o Instagram permite que conteúdos (fotos e vídeos) apareçam na sua timeline mesmo que você não siga os perfis que os postaram. Então, caso o conteúdo seja indesejado, você deve informar ao sistema que não tem interesse nele.

Para isso, clique nos três pontinhos no canto da publicação e selecione “Não tenho interesse”. Fazer isso sempre que vê algo que não gosta melhora a sugestão de conteúdo.

Modifique as preferências de anúncios da conta

Muitos anúncios são baseados no tipo de conteúdo que você consome, mas também pode ocorrer de os algoritmos sugerirem publicidades que você não quer ver. Então, realize o passo a passo abaixo.

Vá à seção de configurações, selecione “Central de Contas” > “Preferências de anúncios” > “Ver Tudo” > “Ver e gerenciar tópicos” > Escolha um tópico > clique em “Ver menos”.

Todos os tópicos adicionados à categoria “Ver menos” serão lembrados pelo sistema e isso permitirá que você não os veja com tanta frequência. Como exemplo, é possível citar anúncios sobre determinado nicho de produto, shows de um cantor, etc.