O cinema frequentemente se baseia em diversas obras para contar histórias. Literatura, videogames, quadrinhos e até músicas já deram vida a diversos filmes ao longo do tempo. Além deles, as tirinhas de jornal também já serviram de base para a adaptação de filmes.

Para quem não sabe, as tiras de jornal, ou tirinhas, são pequenas sequências de quadrinhos publicadas regularmente nos jornais. Geralmente com uma ou três cenas, as tirinhas contam com humor rápido, críticas sociais e personagens marcantes.

publicidade

Inspirados nisso, decidimos listar 5 filmes baseados em tiras de quadrinhos.

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme (2015)

The Peanuts Movie (2015) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Esta animação digital se baseia na popular e influente tira de quadrinhos “Peanuts”, criada e ilustrada por Charles M. Schulz. A animação é uma produção aa Blue Sky Studios (das franquias “A Era do Gelo” e “Rio”).

publicidade

Na trama, o cão Snoopy vive uma aventura imaginária como piloto da Primeira Guerra Mundial enfrentando o Barão Vermelho. Enquanto isso, seu azarado dono tenta conquistar uma nova garota.

Leia mais:

publicidade

Marmaduke: Ele Chegou Tirando Onda (2010)

Marmaduke (2010) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Baseado na tira de quadrinhos para jornal de mesmo nome, criada e desenhada por Brad Anderson, “Marmaduke: Ele Chegou Tirando Onda” é uma comédia com animais falantes.

O longa é estrelado pelo bagunceiro dogue alemão Marmaduke, que se muda com sua família humana de uma cidade rural do Kansas para a agitada Orange County, na Califórnia.

publicidade

No idioma original, Owen Wilson faz a voz de Marmaduke. O elenco humano conta com nomes como Lee Pace, Judy Greer e William H. Macy. Em 2022, “Marmaduke” ganhou outra adaptação, desta vez em um longa-metragem animado digitalmente.

Garfield – Fora de Casa (2024)

The Garfield Movie (2024) / Credito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Filme de animação digital, “Garfield – Fora de Casa” é baseado na famosa tirinha de mesmo nome criada por Jim Davis. 

Esta é a terceira adaptação para o cinema de uma tirinha estrelada pelo gato preguiçoso que adora lasanha. As outras foram os longas live-action que traziam Garfield criado com imagens geradas por computador.

Na trama, o gato Garfield se reencontra com seu pai, Vic, que estava sumido há muito tempo. Vic é um gato de rua que envolve Garfield em um roubo perigoso.

Popeye (1980)

Popeye (1980) / Crédito: Buena Vista International (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

O famoso marinheiro Popeye, acompanhado de sua amada Olívia Palito e seu rival Brutus, teve sua origem na tira de jornal “Thimble Theatre”, criada pelo cartunista E. C. Segar. 

Após adaptações de grande sucesso em desenhos animados, Popeye ganhou um filme musical live-action em 1980, dirigido pelo renomado diretor Robert Altman. 

Robin Williams interpreta Popeye, um marinheiro caolho que ganha força ao comer espinafre. Shelley Duvall interpreta Olívia Palito, enquanto Paul L. Smith dá vida a Brutus. Na trama, Popeye está em busca de seu pai desaparecido e chega a uma cidade portuária, onde se apaixona por Olívia Palito, que já é pretendente de Brutus.

Dick Tracy (1990)

Dick Tracy (1990) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação
  • Não disponível nos streamings.

Com visuais estilizados, o filme de ação e crime “Dick Tracy” é baseado na clássica tira de quadrinhos criada por Chester Gould.

Warren Beatty dirige o filme e estrela como o detetive Dick Tracy. O elenco é recheado de estrelas, incluindo nomes como Madonna e Al Pacino.

A trama segue o detetive Dick Tracy (Beatty) em sua luta contra o chefe do crime Big Boy Caprice (Pacino).