As motos e o estilo de vida dos motociclistas têm um apelo fascinante que foi capturado em várias produções cinematográficas e televisivas ao longo dos anos.

De gangues de motoqueiros a road movies e filmes de ação, essas histórias frequentemente exploram temas de liberdade, rebeldia e o vínculo único entre o motociclista e sua máquina.

publicidade

Aqui estão algumas das obras mais notáveis que retratam esse universo.

Crédito: Disney Pictures (divulgação)

SÉRIES

publicidade

Filhos da Anarquia (2008 – 2014)

Crédito: Disney Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney

Esta série americana segue a vida de um clube de motoqueiros fora da lei, o Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original (SAMCRO), na cidade fictícia de Charming, Califórnia. A série aborda as lutas do clube com gangues rivais, autoridades policiais e problemas internos, enquanto tentam manter o controle de sua cidade.

A produção conta com 7 temporadas e Charlie Hunnam no papel principal (conhecido por seu papel em “Rei Arthur: A Lenda da Espada”).

publicidade

Mayans M.C (2018 – 2023)

Crédito: Disney Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney

Spin-off da série “Sons of Anarchy”. Se passa no mesmo universo ficcional, dois anos e meio após os eventos de “Sons of Anarchy”.  Essa série acompanha a história do Mayans Motorcycle Club, um clube rival que se tornou aliado do SAMCRO.

A trama gira em torno de Ezekiel “EZ” Reyes, um prodígio que acaba se envolvendo com um cartel e sendo preso. Após sair da prisão, ele entra para os Mayans M.C. EZ busca construir uma nova identidade e lidar com seu passado enquanto se envolve nas atividades ilegais e perigosas do clube.

publicidade

A Garota da Moto (2016 – 2019)

Crédito: Mixer (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Série brasileira de drama e aventura, produzida pela Mixer com Fox e exibida pelo SBT entre 2016 e 2019. 

Na história, Joana (Christiana Ubach) foge para São Paulo com seu filho para escapar da milionária Bernarda (Daniela Escobar), que a persegue por acreditar que Joana teve um caso com seu falecido marido. Em São Paulo, Joana trabalha em uma empresa de entregas, onde enfrenta novos desafios e romances.

Leia mais:

FILMES

Fúria em Duas Rodas (Torque) (2004)

Crédito: Warner Bros Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na Apple TV, Amazon Video e Microsoft Store.

Com direção de Jonathan Kahn (conhecido por “Pânico na Escola”), o filme é famoso por suas cenas de perseguição de alta velocidade e acrobacias radicais com motos.

Na trama, um motociclista que se vê em uma corrida contra o tempo para limpar seu nome depois de ser acusado injustamente de assassinato. O

Sem Destino (Easy Rider) (1969)

Crédito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível para aluguel e compra na Apple TV, Amazon Video

Certamente você já ouviu a música “Born to Be Wild”, da banda Steppenwolf, e associou o som a motos e estradas longas no meio do deserto. Essa referência é deste marco do cinema da Nova Hollywood, que se tornou extremamente referenciado na cultura pop.

Com direção de Dennis Hopper, que também atua, a história segue dois motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Hopper), em uma viagem pelo sudoeste dos Estados Unidos.

Diários de Motocicleta (2004)

Crédito: Filme4 (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Com direção de Walter Salles , esse é um filme biográfico que retrata a viagem real de Ernesto “Che” Guevara (Gael García Bernal) e seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) pela América do Sul em 1952. 

Baseado nos diários escritos por Guevara durante a viagem, o filme mostra a transformação pessoal de Che, de um jovem estudante de medicina despreocupado a um revolucionário consciente das injustiças sociais e econômicas do continente.

Os Anjos Selvagens (The Wild Angels) (1966)

Crédito: American International Pictures (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Clássico filme de motociclistas com direção do mestre Roger Corman.  Este filme é frequentemente creditado por popularizar o gênero de filmes de gangues de motociclistas e influenciar a cultura pop da época.

A história segue a gangue Hell’s Angels, liderada por Heavenly Blues (Peter Fonda), enquanto eles se envolvem em conflitos com a polícia e outros desafios enquanto tentam resgatar um de seus membros. 

O elenco ainda conta com nomes como Nancy Sinatra, e Bruce Dern.

As Motos Diabólicas (Hells Angels on Wheels) (1967)

Crédito: Fanfare Films (divulgação)
  • Indisponível nos streamings

Com o astro Jack Nicholson, esse filme com direção de  Richard Rush (O Substituto ) captura a atmosfera rebelde e a cultura das gangues de motociclistas da década de 1960.

A história acompanha Poet (Nicholson), um jovem mecânico de motos que se envolve com a gangue de motociclistas conhecida como Hell’s Angels. Ele é inicialmente atraído pelo estilo de vida livre do grupo, mas logo se vê envolvido nos conflitos e na violência que cercam os Angels.

O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish) (1983)

Crédito: American Zoetrope & Hotweather Films (divulgação)
  • Disponível para aluguel na ClaroVideo, Amazon Video e Apple TV
  • Disponível para compra na Apple TV e Amazon Video.

Sob a direção de Francis Ford Coppola, aclamado por obras como “O Poderoso Chefão” e “Apocalipse Now”, O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish) se baseia no romance homônimo de S.E. Hinton.

Crédito: American Zoetrope & Hotweather Films (divulgação)

Estrelado por Matt Dillon, Mickey Rourke, Diane Lane e Dennis Hopper, o filme se destaca por seu estilo visual único, filmado em preto e branco com toques ocasionais de cor.

A trama segue um jovem rebelde que idolatra seu irmão mais velho, o Motorcycle Boy. Este é uma figura lendária na cidade e retorna após uma longa ausência. Agora, os dois irmãos confrontam as tensões e desafios de suas vidas em um ambiente urbano decadente e violento.

Clube dos Vândalos (The Bikeriders) (2023)

Crédito: Tri-State Pictures (divulgação)
  • Ainda não disponível em streaming.

Dirigido por Jeff Nichols (conhecido por “Amor Bandido” e “Midnight Special”), o filme é inspirado no livro de fotografias de Danny Lyon que documenta a vida de um clube de motociclistas na década de 1960.

Na trama, acompanhamos pelos olhos de Kathy a ascensão dos Vândalos, um clube de motociclistas liderado por Johnny, do qual seu marido faz parte como o melhor amigo do líder. Kathy precisa lidar com a transformação do grupo, inicialmente unidos pela paixão por motos, para uma gangue perigosa e violenta.